Em 6 anos, China dobra capacidade em energia limpa e chega a 1 bilhão de kW – Hora do Povo

A capacidade instalada que mais cresceu proporcionalmente na China foi a de fonte eólica (CEP)

A China dobrou a capacidade instalada de energia renovável (também conhecida como ‘energia limpa’) entre 2015 e 2021, chegando ao patamar de um bilhão de quilowatts ao final do mês de outubro.

Segundo dados da Administração Nacional de Energia, agora a China já consegue perfazer 43,5% de toda a capacidade produtiva com esse tipo de matrizes energéticas.

A capacidade instalada está dividida em 385 milhões de kW de matriz hidrelétrica, energia eólica – que chegou a 299 milhões de kW (um aumento de 30,4% na utilização desta fonte em um ano) – e capacidade energética de fonte solar atingindo 282 milhões de kW, uma elevação de 23,7% em um ano.   

Em meio à promoção de energia limpa, transitando para uma economia de baixo carbono, o plano da China é chegar ao pico de emissões de dióxido de carbono em 2030 e atingir a neutralidade (quando as emissões equivalem à capacidade de absorção de CO2) em 2060.

Neste processo, a proporção de consumo de energia tendo o carvão como fonte caiu de 72,4% em 2005 para 56,8% em 2020 e segue em queda.  

Fonte: horadopovo.com.br/em-6-anos-china-dobra-capacidade-em-energia-limpa-e-chega-a-1-bilhao-de-kw