A nova Aliança da Europa

A União Europeia quer ser mais competitiva no setor tecnológico e líder na produção dos semicondutores mais avançados do mercado.

No início da semana, Bruxelas anunciou uma aliança entre os 27 e esta quarta-feira o comissário responsável pela política industrial visitou uma fábrica de microelectrónica na região francesa de Grenoble.

Para além desta fábrica, Thierry Breton visitou alguns centros de investigação de alta tecnologia e locais de produção em França. O comissário procura apoio para a nova “Aliança para Semicondutores” da Europa, mas ainda há dúvidas sobre a capacidade da União Europeia avançar com a construção de um novo local de produção.

Em declarações à Euronews, Thierry Breton explicou que o objetivo é atingir 20% da quota de mercado global dentro de dez anos. “Porque o que é importante é conseguir a produção aqui, na Europa, na nossa casa, para que possamos garantir a segurança da cadeia de fornecimento”, declarou o comissário.

Com esta nova aliança, a Europa vai estabelecer a capacidade de design e construção necessárias para o desenvolvimento da próxima geração de semicondutores.

Fonte: pt.euronews.com/2021/07/22/a-nova-alianca-da-europa