Logo da Olimpíada de Paris-2024 une medalha, chama e Revolução Francesa

O Comitê dos Jogos Olímpicos de Paris-2024 divulgou na última segunda-feira, 21, o logo oficial da competição. O símbolo foi baseado na união da medalha de ouro, da chama olímpica, e do rosto feminino de Marianne, personificação da Revolução Francesa. Pela primeira vez na história, o logo será comum tanto para os Jogos Olímpicos como para os Paralímpicos.

A organização explicou que estão no mesmo símbolo a forma arredondada, com a cor da medalha de ouro “imutável como a determinação, deslumbrante como o talento e eterna como a vitória”, a chama olímpica “que mantém as pessoas unidas pelos valores do esporte, além das fronteiras, dos países e das gerações” e o rosto de Marianne “cujo espírito francês revela a ambição de ser igualitária, partilhadora e generosa”.

 

 

Paris tinha apostado na Torre Eiffel como elemento de distinção da candidatura da cidade em relação às demais concorrentes. A ideia era usar um dos monumentos mais visitados no mundo para que a proposta de sediar os jogos fosse automaticamente reconhecível.

Agora, nesta nova etapa, segundo o presidente do comitê organizador, Tony Estanguet, a cidade escolheu um símbolo que mostra sua visão dos Jogos Olímpicos e representa os valores da república da França – liberdade, igualdade e fraternidade.

O logo, de tons dourados e brancos, tem a forma circular da medalha olímpica. No interior, a chama perfila o rosto de Marianne. “Esse rosto feminino também é uma referência à história. Em 1900, em Paris, as mulheres participaram pela primeira vez dos jogos”, explicou o comitê organizador em comunicado.

Os organizadores também destacaram que o fato de escolher um mesmo logo para as duas competições mostra que o compromisso de Paris é que os Jogos Olímpicos e os Paralímpicos sejam igualmente espetaculares”.

A tipografia escolhida foi inspirada no Art Déco, movimento artístico que, segundo o comitê organizador, estava em plena expansão durante os Jogos Olímpicos de 1924, também realizados em Paris.

(com Gazeta Press e EFE)

Fonte: veja.abril.com.br/esporte/logo-da-olimpiada-de-paris-2024-une-medalha-chama-e-revolucao-francesa