Japão vence Irã e garante vaga na final da Copa da Ásia

Maior campeã da Copa da Ásia, a seleção do Japão garantiu mais uma vez presença na final do torneio ao vencer o Irã por 3 a 0 nesta segunda-feira, 28.

O time, que disputará a Copa América no Brasil entre junho e julho deste ano, enfrentará na final da próxima sexta-feira, 1º de fevereiro, o vencedor do duelo entre Catar e Emirados Árabes Unidos, anfitrião da competição nesta edição.

No primeiro tempo, o Irã criou mais chances, mas não conseguiu transformar a superioridade no campo em vantagem. O Japão aproveitou os erros do adversário na etapa final e marcou duas vezes com Yuya Osako, atacante do Werder Bremen, em lances contestados pelos rivais.

No primeiro gol, os iranianos pararam para protestar por entender que Takumi Minamino tinha se jogado na área. O juiz do jogo deixou o lance seguir, o atacante se levantou e encontrou Osako na área para abrir o placar.

No segundo, a arbitragem precisou do sistema de vídeo para marcar o pênalti que seria posteriormente convertido por Osako, uma decisão muito criticada pelos jogadores iranianos. Já nos acréscimos, a defesa do Irã saiu jogando errado, e Genki Haraguchi aproveitou para marcar o terceiro.

Esta é a quinta final de Copa da Ásia do Japão, que conquistou o título sempre que chegou à decisão — em 1992, 2000, 2004 e 2011.