Rebeca Andrade leva o ouro e se consagra campeã mundial do salto na Ginástica Artística – Hora do Povo

Foto: COB

A ginasta Rebeca Andrade, campeã olímpica do salto, se tornou, neste sábado (23), também campeã mundial no aparelho se tornando a segunda mulher brasileira a faturar um ouro em um Campeonato Mundial de Ginástica Artística, no Japão. O título havia sido conquistado apenas por Daiane dos Santos.

Horas depois do ouro, a ginasta voltou ao pódio por ganhar também medalha de prata nas barras assimétricas paralelas, seu aparelho favorito.

“É um sonho realizado. Estou muito orgulhosa de mim. O tanto que treino. Está cansada, está triste, está feliz, sempre está lá dando seu máximo no treino para chegar aqui e fazer uma apresentação em 40 segundos, com todo mundo olhando você, os juízes te julgando. Fiquei muito feliz com a minha paralela, que todo mundo sabe que é meu aparelho favorito”, disse a ginasta.

“Estou muito feliz. Foi muito importante, assim como foram as medalhas olímpicas. Sempre quis ser medalhista em um Mundial, sempre quis ser medalhista olímpica. Sempre tive a Dai, a Jade, a Daniele, o Diego, o Zanetti, o Nory, todos eles como ídolos para mim. Estou fazendo parte desse time”, disse Rebeca.

No salto, a brasileira praticamente cravou seus dois voos, com os dois melhores saltos da decisão com 15,133 pontos e 14,800, fechando com média de 14,966 pontos, que fizeram com que a brasileira ficasse com quase um ponto de vantagem para a segunda colocada, a italiana Asia D’Amato, com 14,083. A russa Angelina Melnikova completou o pódio, com 13,966.

Nas barras assimétricas, Rebeca não conseguiu fazer uma ligação de movimentos que tinha executado na classificatória. Ainda assim, a boa execução fez a diferença, inclusive no critério de desempate com a chinesa Luo Rui, ambas com 14,633 pontos. O ouro ficou com a também chinesa Wei Xiaoyuan, com 14,733 pontos.

“Estou muito feliz. Mesmo com algumas falhas, consegui me segurar, controlar bem meu corpo. Isso é muito importante para um atleta. Estou muito grata”, disse Rebeca.

Fonte: horadopovo.com.br/rebeca-andrade-leva-o-ouro-e-se-consagra-campea-mundial-do-salto-na-ginastica-artistica