Rayssa Leal, a mais jovem medalhista olímpica do Brasil – Hora do Povo

Aos 13 anos, Rayssa demonstrou toda sua alegria durante a disputa das medalhas – Foto: Reprodução/COB

Com apenas 13 anos, Rayssa Leal fez história e conquistou a medalha de prata no skate street feminino na madrugada desta segunda-feira (26) nas Olimpíadas de Tóquio.

Ela mostrou todo seu talento e superou quase todas as concorrentes para ficar com a segunda colocação. O ouro ficou com a japonesa Momiji Nishiya, também de 13 anos, que ainda viu a compatriota Funa Nakayama, de 16 anos, ficar com o bronze.

Rayssa é a atleta mais jovem da história do Brasil a subir ao pódio em Olimpíadas. Aos 13 anos e 203 dias, bateu de longe o recorde de Rosângela Santos, bronze em Pequim 2008 com 17 anos no 4x100m do atletismo.

Fadinha, como é conhecida, é também a mais jovem brasileira a participar dos Jogos. A marca anterior era de Talita Rodrigues, nadadora que foi finalista no 4x100m livre em 1948, nos Jogos de Londres. Na ocasião, tinha 13 anos e 347 dias.

Na final, Rayssa ficou entre as medalhistas desde as primeiras pontuações e mostrou que lutaria pela ponta desde o início. A cada rodada seu protagonismo se consolidava e a deixava ainda mais confiante para acertar os movimentos. Ultrapassada no fim, a brasileira se mostrou muito emocionada com o feito e chorou após o fim da prova.

A empolgação da Rayssa é o DNA brasileiro.#Tokyo2020 pic.twitter.com/eDT2xBOG9k

— Sérgio Santos (@ZAMENZA) July 26, 2021

Mesmo com a pouca idade, Rayssa mostrou uma maturidade enorme desde o início da disputa. Prova disso é que ela foi a única brasileira a confirmar o favoritismo e ficar entre as principais atletas na fase classificatória, que contava também com Pâmela Rosa e Letícia Bufoni, que ficaram de fora da decisão.

Dona de uma personalidade leve e animada, ela ficou praticamente o tempo todo sorrindo na pista e apoiando bastante as demais competidoras, principalmente as brasileiras.

Fonte: horadopovo.com.br/rayssa-leal-a-mais-jovem-medalhista-olimpica-do-brasil