Butantan apresenta dados globais da vacina CoronaVac

Dimas Covas, presidente do Instituo Butantan

O Instituto Butantan e o Governo de São Paulo apresentam nesta terça-feira (12) os dados completos da eficácia da CoronaVac.

Segundo informou o Butantan, a CoronaVac registrou 50,38% de eficácia global nos testes realizados no Brasil.

O instituto já havia anunciado que, nos testes no Brasil, a vacina atingiu 78% de eficácia em casos leves e 100% em casos graves e moderados, impedindo internações e mortes pela doença.

O pedido de registro para uso emergencial da vacina do Butantan e do laboratório chinês Sinovac foi solicitado à Anvisa na sexta-feira. A agência tem um prazo de dez dias para autorizar o uso da vacina.

Segundo o presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, nenhum outro laboratório sofreu cobrança para apresentar os dados globais dos imunizantes antes do registro emergencial nos órgãos reguladores.  

“A vacina é eficiente, está disponível e esperando para ser usada. Num país onde estão morrendo mais de mil pessoas por dia”, disse Dimas Covas, ao pedir que a Anvisa tenha urgência para a liberação do imunizante.  

Coordenador técnico do estudo, o infectologista Ricardo Palácios, explicou que o publico no qual a vacina foi testada, os profissionais de saúde, colocou a vacina “sob maior estresse”, o que garantiu maior eficiência no estudo.

“Foi uma ação consciente para garantir uma resposta mais rápida”, disse Palácios.  

“O que se espera da vacina é reduzir o número de casos graves da vacina. Assim mostramos o que é eficaz”, destacou.

Veja a coletiva:

Fonte: horadopovo.com.br/butantan-apresenta-dados-globais-da-vacina-coronavac-acompanhe

Coronavírus em Tempo Real