Bruno Fratus conquista medalha de bronze nos 50m livre nos Jogos Olímpicos – Hora do Povo

Foto: Jonne Roriz/COB

O nadador Bruno Fratus conquistou a medalha de bronze nos 50m livre nos Jogos Olímpicos na noite de sábado (31).

Com a conquista, o atleta é o nono brasileiro a subir no pódio na competição mundial. “Está entalado desde 2011, quando disputei meu primeiro mundial. Depois, 2012 aquela Olimpíada do quase. Depois do Rio principalmente. Foi um grito de finalmente medalhista olímpico”, comemorou.

Nascido em Macaé e criado no Rio Grande do Norte, Fratus despontou na natação brasileira quando venceu em 2011 em uma final dos 100m livre no Troféu Maria Lenk, principal campeonato nacional, que tinha Cesar Cielo no páreo. Em 2012, se classificou para as Olimpíadas de Londres e ficou a apenas dois centésimos de subir ao pódio. Nas Olimpíadas do Rio um problema na região lombar afetou o atleta que chegou em sexto na decisão.

Bruno é o atleta que mais vezes completou os 50m livre abaixo dos 22s na história (90), e além de uma série de campeonatos mundiais, soma sete medalhas em Jogos Pan-Americanos, das quais cinco de ouro.

“Tenho que agradecer a muita gente do COB, da CBDA e do Minas Tênis Clube e publicamente eu queria agradecer dois caras, um é o Cesar Cielo, que mostrou que era possível há uns anos atrás. No começo da minha carreira, se eu não tivesse tido a oportunidade de competir ao lado de quem eu acredito ser o melhor velocista da história eu não teria chegado aqui hoje. E agradecer ao Fernando Scheffer, que mostrou essa semana que era possível. Por várias vezes, quando eu estava ansioso, eu pensava: o Scheffão fez você pode fazer também. Eu disse uma vez que não tenho ídolo, mas vou usar essa palavra, meu ídolo, que eu cresci vendo, Fernando Scherer, que mostrou que era possível anos atrás. Michelle, minha esposa, o que ela me falou antes da prova fez toda diferença. Brett Hawke, meu melhor amigo, meu técnico, que estava mais ansioso do que eu”, afirmou Fratus após deixar a piscina.

Fratus marcou o tempo de 21s57. Em primeiro lugar ficou Caeleb Dressel, dos EUA, que anotou 21s07, novo recorde olímpico, e em segundo, Florent Manaudou, da França, com 21s55.

Fonte: horadopovo.com.br/bruno-fratus-conquista-medalha-de-bronze-nos-50m-livre-nos-jogos-olimpicos