79% apoiam vacinação infantil e 58% acham que Bolsonaro está atrapalhando, diz Datafolha – Hora do Povo

Criança recebe a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no Rio de Janeiro – Foto: Prefeitura do Rio

Um levantamento realizado pelo Instituto Datafolha revelou nesta segunda-feira (17), que a maioria da população, 79% dos brasileiros, aprova a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19. Segundo o instituto, 58% dos entrevistados acredita ainda que Jair Bolsonaro atua para atrapalhar a imunização de crianças.

Segundo a pesquisa Datafolha divulgada na noite de domingo (16), somente 17% disseram ser contra a vacinação de crianças de 5 a 11 anos e 4% declararam não saber opinar.

A pesquisa foi feita por telefone nos dias 12 e 13 de janeiro, dias antes do início da campanha de vacinação ser iniciada no país. Foram entrevistadas 2.023 pessoas acima dos 16 anos em todos os Estados do Brasil. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

O número de mulheres que se colocam a favor da vacinação das crianças é ainda maior. De acordo com o levantamento, 83% das mulheres entrevistadas. O percentual cai para 75% entre os homens questionados pelo Datafolha.

Os homens são os que mais disseram ser contra a imunização de crianças de 5 a 11 anos: 22% contra 13% das mulheres.

A imunização das crianças teve sua largada na última sexta-feira (14) com a aplicação da dose da Pfizer em Davi Seremramiwe, de etnia Xavante, durante cerimônia no Hospital das Clínicas de São Paulo.

Até esta segunda-feira (17), 21 estados já haviam iniciado a imunização do público de 5 a 11 anos. Há ainda 6 capitais que devem começar a aplicar as injeções nessa faixa etária nos próximos dias.

BOLSONARO ATRAPALHA

O Instituto Datafolha também questionou os entrevistados sobre o papel de Jair Bolsonaro (PL) na campanha de vacinação de crianças no Brasil. A maioria (58%) considera que o ocupante da Presidência atua para atrapalhar a imunização.

Os entrevistados responderam à seguinte questão: “Na sua opinião, o presidente Jair Bolsonaro está agindo mais para ajudar ou atrapalhar na vacinação de crianças contra a Covid?”.

Do total, 25% responderam que Bolsonaro age “mais para ajudar”; 58% disseram “mais para atrapalhar”; 2% escolheram a opção “nem para ajudar nem para atrapalhar”; e 14% não souberam opinar.

Desde a aprovação do uso da vacina da fabricante Pfizer pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Bolsonaro se colocou contrário à imunização das crianças e colocou seu governo para criar barreiras para impedir a aplicação das vacinas. Sobre as mais de 300 crianças de 5 a 11 anos mortas pela Covid-19 no Brasil, Bolsonaro chegou a afirmar que o número era “quase zero”.

Leia mais:

Fonte: horadopovo.com.br/79-apoiam-vacinacao-infantil-e-58-acham-que-bolsonaro-esta-atrapalhando-diz-datafolha