Games e Tecnologia

Cinco soluções tecnológicas para alavancar os negócios online

O e-commerce já faz parte da vida do comprador brasileiro, e a tendência é que cresça cada vez mais na preferência como canal de compras. Segundo a pesquisa “E-commerce Trends 2024”, realizada pela Octadesk em parceria com o Opinion Box, 62% dos consumidores realizam de duas a cinco compras online por mês. Desses, 85% compram online pelo menos uma vez por mês.

Há muito a ser desbravado pelos empresários nesse universo, que conta com consumidores dispostos e interessados nas compras online. Mas como alavancar um e-commerce e fazer com que ele alcance mais clientes e, consequentemente, seja mais rentável? 

A velocidade do mundo digital é a mesma velocidade com que o consumidor vem transformando seus hábitos, por isso é preciso estar sempre atualizado e atento às tendências no segmento. O ponto de partida para todas estratégias deve sempre ser o cliente, como explicou o líder da operação de negócios da Shopify no Brasil, Marcelo Fischer, no evento “Shopify + Keyrus Winter Launch: Acelerando crescimento com Shopify Plus”, realizado pela Shopify em parceria com a Keyrus. “É muito importante construir a estratégia do negócio a partir do cliente, o chamado “customer centricity”. É a voz do cliente quem vai determinar, por exemplo, o melhor canal para a empresa se estabelecer e se posicionar”.

Fischer também falou sobre o consumidor do futuro, que já começa gradativamente a atuar no presente. “O cliente do futuro tem algumas características específicas. Ele busca autenticidade, humor, comunidade, narrativas, valoriza o comércio local, e quer conexão entre o mundo físico e virtual, entre outras coisas. O empresário precisa ter isso em mente e detectar qual o perfil do seu público, para então traçar estratégias mais assertivas”.

Sobre a mudança do comportamento do consumidor e também da sua presença virtual, o CEO da Codeby, a Keyrus Company, Fellipe Guimarães, também trouxe insights no evento. “Há 10 anos, o tráfego estava apenas na web. Onde estão seus clientes hoje? As vendas não se concentram mais apenas ou exclusivamente nas lojas virtuais, mas crescem em canais como Instagram e WhatsApp. Isso mostra a força e crescimento do chamado conversational commerce. Não faltam exemplos de marcas que mais que dobraram seus faturamentos ao adotar o c-commerce”. O conversational commerce é uma estratégia que utiliza tecnologias de comunicação, como chatbots, assistentes virtuais e aplicativos de mensagens, para oferecer aos clientes uma experiência de compra mais personalizada e conveniente.

Dicas para alavancar as lojas virtuais

Abaixo, reunimos cinco soluções tecnológicas para alavancar os negócios online. Confira!

1) Considere o uso de uma plataforma de excelência

Uma boa plataforma de e-commerce, consolidada no mercado, traz inúmeros benefícios para a loja virtual. Analise a que mais se encaixa no perfil do seu negócio, e que traga como possibilidades a flexibilidade, personalização, ferramentas de expansão, e que permitam melhor performance ao menor custo. Tudo isso reflete em como sua loja desempenhará e como será a experiência do cliente durante a compra.

2) Utilize o conversational commerce

O emprego de tecnologias de comunicação, como chatbots, assistentes virtuais e aplicativos de mensagens, oferece aos consumidores uma experiência de compra com mais personalização e conveniência. Da sugestão de produtos ao atendimento e a efetivação de vendas, a utilização dos assistentes virtuais e chatbots já é uma realidade, e pode contribuir na redução dos custos com atendimento, impactando de forma positiva no time de vendas, por exemplo. 

3) Atenção ao carregamento do site

Esse é um ponto crucial. Segundo Fellipe Guimarães explica, “40% dos consumidores fecham o site se a página não carregar em menos de três segundos. 79% dos clientes com uma experiência ruim no tempo de carregamento não retornam ao site”. Portanto, a rapidez é o grande diferencial para um e-commerce mais eficaz e que vende mais. 

4) Considere as experiências colaborativas e presenciais

Além da loja virtual, é importante aproveitar as oportunidades existentes em ações colaborativas e presenciais. Criar um produto em conjunto com outra marca é uma possibilidade de “furar a bolha” e agregar valor. Outra possibilidade é, para quem não tem loja física, pensar em uma pop-up store temporária, que possa ser um ponto de contato presencial com os consumidores. Eventos realizados pela marca também são meios interessantes de fomentar esse contato com o público e, consequentemente, potencializar o alcance do canal on-line. 

5) Não tenha medo do feedback do cliente

A voz do cliente é o ponto de partida para as estratégias, e também deve ser ouvida em suas dúvidas e insatisfações. Monitore tudo que é dito sobre sua loja, e analise principalmente as reclamações e sugestões, verificando o que pode ser melhorado e transformado. Nunca deixe o cliente sem respostas e sempre ofereça a melhor resolução possível. 

_______

Sobre a Keyrus

A Keyrus é uma consultoria internacional especialista em Inteligência de Dados e Transformação Digital, dedicada a ajudar as empresas a melhorar seu desempenho, facilitar e acelerar sua transformação e gerar novos direcionadores de crescimento e competitividade. Colocamos a inovação no centro de nossas estratégias, apresentando propostas de valor baseadas numa combinação de cinco áreas principais e convergentes de especialização:

. Automação e inteligência artificial: fornecemos aos nossos clientes os meios para melhorar a produtividade e a precisão em todos os processos empresariais. Dessa forma, as empresas adquirem conhecimentos e podem tomar as melhores decisões.

. Experiência digital centrada no ser humano: a relação com os clientes e o envolvimento dos funcionários constituem dois dos maiores fatores de sucesso global do negócio. Ajudamos as empresas a imaginarem e criarem experiências digitais multimodais para alcançarem seus objetivos.

. Capacitação de dados e análises: os dados são inquestionavelmente a chave para o sucesso das empresas. Quando utilizados de forma inteligente, abrem oportunidades para enfrentar desafios presentes e futuros.  

. Cloud e segurança: dados na nuvem e plataformas digitais têm potencial de rever a forma como os dados são traduzidos em valor, ao mesmo tempo que trazem escalabilidade e flexibilidade aos negócios. 

. Transformação empresarial e inovação: para prosperar no ecossistema atual, as organizações precisam não apenas acelerar sua transformação digital, mas também adquirir competências para aumentar a adaptabilidade, resiliência e competitividade. 

Presente em mais de 22 países em quatro continentes, o Grupo Keyrus conta com 3.000 colaboradores. Para saber mais, acesse keyrus.com/latam/pt e siga-nos no LinkedIn em https://www.linkedin.com/company/keyrus