Festival de Berlim anuncia dois filmes brasileiros na mostra Panorama

O Festival de Berlim anunciou a primeira parte da lista de filmes selecionados para participar da mostra Panorama da 69ª edição do evento, que acontecerá entre 7 e 17 de fevereiro de 2019. Dos 22 títulos divulgados, dois são brasileiros: o drama Greta, dirigido por Armando Praça, e o documentário Estou Me Guardando para Quando o Carnaval Chegar, de Marcelo Gomes.

A mostra Panorama é considerada a seção mais progressista da Berlinale, reunindo produções com visões fora do padrão e tons políticos. Os filmes selecionados nessa mostra não concorrem ao Urso de Ouro, mas disputam outros prêmios, incluindo o Teddy Award, homenagem feita à produções LGBT que são exibidas no festival.

O filme de Armando Praça (roteirista da série da Fox Me Chama de Bruna, sobre a Bruna Surfistinha) tem Marco Nanini e Denise Weinberg no elenco e conta a história de um enfermeiro que leva um de seus pacientes para casa e lhe apresenta um novo mundo ao lado da vizinha transgênero. Já em seu novo documentário, Marcelo Gomes (Cinema, Aspirinas e Urubus) conta a rotina dos trabalhadores da cidade de Toritama (PE), conhecida pela produção têxtil, e sua espera pelo Carnaval.

Entre outros filmes selecionados pela mostra Panorama estão A Dog Called Money (sobre a cantora PJ Harvey) e o primeiro longa dirigido por Jonah Hill, Mid90s.

(Com Estadão Conteúdo)