Fábricas de farinha fecham no município de Marcolândia e Prefeito busca por soluções

imagem21-09-2019-17-09-06

O prefeito Chico Pitu, do município de Marcolândia  afirmou, nesta sexta (20), que as fábricas de farinha da cidade, considerada a principal atividade econômica na região, estão fechando. Parte já estão com os serviços parados. Essa situação está preocupando não apenas a gestão municipal, como os trabalhadores ligados à produção. (Assista a entrevista completa acima)

Chico Pitu citou em entrevista ao Jornal do Piauí que o Ministério da Economia está com uma série de recomendações que preocupa os empresários locais, pois os fabricantes não conseguem atendê-la em sua totalidade. O prefeito disse ainda que a norma estabelecida pelo Ministério não foi explicada aos fabricantes.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=x5z6Gp9dWdY?feature=oembed&w=500&h=281]

“Eles querem que os donos das fábricas coloquem uma série de equipamentos, que não tem padrão do Inmetro, então não tem um setor da engenharia para fiscalizar, e terminou fechando várias fábricas. Isso está trazendo uma prejuízo enorme para o nosso município. Nós precisamos de apoio e que os órgãos de fiscalização deem tempo para que os fabricantes façam a adequação e não deixem de produzir farinha”, disse.

Chico Pitu acrescentou que “os municípios (da região) e os fabricantes não têm como atender do jeito que a fiscalização quer e exige” e afirmou que os empresários buscarão pela audiência pública para discutir o tema. Um requerimento para a Assembleia Legislativa do Piauí já foi aprovado para este mês.

“Nós queremos uma audiência pública junto com os deputados do Piauí, do estado do Pernambuco, para a gente encontrar um meio e começar novamente porque as fábricas estão fechadas. A mandioca já está se perdendo na roça porque ela tem o tempo de plantar e colher. Precisamos retornar urgentemente a nossa fabricação da nossa farinha. Precisamos encontrar uma solução”, ressaltou o prefeito.

Fonte: Cidade Verde

Fonte: www.piauiemfoco.com.br/municipios/marcolandia/fabricas-de-farinha-fecham-no-municipio-de-marcolandia-e-prefeito-busca-por-solucoes