Rayssa Leal e Falcão se encontram em São Paulo e destacam importância da família na formação do atleta

A atleta mais jovem a conquistar uma medalha olímpica para o Brasil e o maior craque do futsal nacional se encontraram em São Paulo. Rayssa Leal aproveitou a semana do Dia das Crianças e veio a São Paulo, onde se encontrou com Falcão. Ambos participaram do Liga NESCAU® Summit, congresso on-line direcionado a profissionais da educação física. Ela, aos 13 anos de idade, e ele, com 44 anos, reforçaram a importância dos pais no desenvolvimento dos filhos em relação ao esporte e os limites entre incentivo e cobrança. Apesar de serem de gerações diferentes, ambos concordam que o importante, especialmente na iniciação esportiva, é se divertir.

Rayssa contou sempre ter recebido apoio dos pais, Haroldo Leal e Lilian Mendes. “Nunca teve cobrança da parte deles. Me levavam para a pista e deixavam que eu me divertisse. Para eu aprender as manobras, minha mãe me mostrava o vídeo e eu decidia tentar. Ela não anda de skate. Foi aprendendo junto comigo e me ajudando. Olhava o vídeo e me corrigia: “Olha Rayssa, seu corpo está errado… seu pé da frente tem que ir mais para trás…” Minha mãe sempre foi minha treinadora e sou grata por ela nunca ter me cobrado”, contou a medalha de prata no skate street dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Falcão falou como pai. “Meu filho mais velho (Enzo) tem 18 anos e está jogando futebol profissionalmente em Portugal. Meu mais novo (Luigi) está com 15 anos e joga no Magnus Futsal. Está aprendendo, se divertindo, e já me falou sobre estudar arquitetura. Eu nunca pressionei, apenas pedi para que praticassem esporte e estudassem. Não podia levar para dentro de casa tudo que eu acho absurdo. É até engraçado, pois nunca usaram o número 12 na camisa, que é o meu número”, comentou o craque, que completou. “Hoje tenho mais de 15 mil crianças envolvidas em meus projetos e uma das maiores dificuldades é a cobrança dos pais. Os professores são orientados a focar o lado lúdico, mas, muitas vezes, o mais importante é educar os pais a não pressionar os filhos”.

Rayssa e Falcão participaram do debate sobre o tema: “Como competir se divertindo”, que contou também com as presenças de Masterson Felix “Magrão”, skatista profissional, e Esther Fasterra, professora de gestão de esportes, marketing, eventos e arenas. O encontro fez parte do quarto módulo do Liga NESCAU® Summit, congresso que ocorre todas as quartas-feiras, a partir das 19h, no site www.liganescau.com.br, até 27 deste mês. Para participar, basta se inscrever gratuitamente no mesmo endereço eletrônico. Antes de entrar no ar pela transmissão on-line, Rayssa visitou a sede da Nestlé, onde preparou bolo e brigadeiro utilizando NESCAU® como principal ingrediente, diretamente na Cozinha Nestlé. Depois, claro, tratou de comer os doces.

Dança – O quarto do módulo do Liga NESCAU® Summit seguiu todas as medidas de prevenção recomendadas pela OMS (Organização Mundial de Saúde e contou também com a presença de grandes nomes da dança, como Ana Botafogo – considerada pelo público e pela crítica uma das mais importantes bailarinas brasileiras de todos os tempos – e Carlinhos de Jesus, sinônimo da dança de salão e referência nacional como dançarino, coreógrafo, diretor e professor, além de pedagogo por formação. A conversa sobre a importância da dança contou também com a participação de Vitória Bueno, que nasceu com uma deficiência congênita nos membros superiores e se tornou exemplo ao se dedicar ao ballet clássico, sapateado e jazz dance.

No encerramento da programação, Ivaldo Bertazzo, educador físico, pesquisador, coreógrafo e mundialmente premiado diretor artístico, deu um verdadeiro show com ensinamentos práticos sobre como aplicar elementos da dança em uma aula de atividade física.

Inscrições para a Liga – O Summit integra a programação da Liga NESCAU® 2021. A maior competição estudantil do Brasil e primeira a unir esportes convencionais e paralímpicos já está com inscrições abertas para meninas e meninos entre 8 e 17 anos. O evento é 100% digital e gratuito para todo o Brasil. Para participar, basta preencher o cadastro no site www.liganescau.com.br, que pode ser confirmada tanto pelos pais como pelos professores de educação física.

O site da Liga NESCAU® traz todas as informações sobre como gravar e enviar os vídeos para entrar na competição. São 16 modalidades, sendo dez convencionais: atletismo, basquete, ginástica, ginástica rítmica, skate, dança, vôlei, futebol, xadrez e o “Faça você”, com diferentes desafios de atividade física. Os esportes adaptados são seis: atletismo, basquete, ginástica, dança, vôlei e “Faça você”. As categorias são Kids (8 a 10 anos), Mirim (11 a 13 anos), Infantil (14 a 15 anos), Juvenil (16 a 17 anos), Única (8 a 17 anos – para esportes adaptados) e Livre (a partir de 8 anos).

Deixe seu comentário

Fonte: www.gazetaesportiva.com/liga-nescau/rayssa-leal-e-falcao-se-encontram-em-sao-paulo-e-destacam-importancia-da-familia-na-formacao-do-atleta