Esportes

Presidente da Comissão de Arbitragem da Fifa explica mudanças no VAR para o Mundial de Clubes

Nesta segunda-feira, o presidente do Comitê de Arbitragem da Fifa, o italiano Pierluigi Collina, falou à Sky Sport Itália sobre as experimentações no VAR nesse Mundial de Clubes. Uma das novidades implementadas foi a divulgação dos áudios entre os juízes e os assistentes nas cabines.

“Decidimos fazer este processo porque recebemos alguns pedidos para tornar a decisão tomada pelo árbitro após uma intervenção do VAR mais compreensível para todos os jogadores do futebol, ou seja, os espectadores no estádio ou na frente da televisão”, disse.

Collina também ressaltou que uma das principais preocupações era que a comunicação fosse clara para o público: “Como o idioma pode ser um dos problemas, achamos que este Mundial de Clubes da Fifa seria perfeita porque é uma competição multilíngue, com times e, claro, espectadores de seis continentes diferentes envolvidos”.

O italiano ainda explicou a razão dos áudios serem divulgados após as decisões da arbitragem serem tomadas. Segundo ele, a escolha foi tomada por inspiração dos esportes americanos e visa proteger os juízes.

“Nosso objetivo era proteger os árbitros ou não dificultar muito o seu trabalho, não pressioná-los demais. Por isso, a comunicação só será iniciada após a tomada da decisão outros esportes, como a NFL no futebol americano, que fazem isso há muito tempo. Parece que os árbitros estão bastante confortáveis com isso”, concluiu.

O post Presidente da Comissão de Arbitragem da Fifa explica mudanças no VAR para o Mundial de Clubes apareceu primeiro em Gazeta Esportiva.

Fonte: https://www.gazetaesportiva.com/campeonatos/mundial-de-clubes/presidente-da-comissao-de-arbitragem-da-fifa-explica-mudancas-no-var-para-o-mundial-de-clubes/