Em breve, teremos o lançamento da coletânea de contos CAÇUÁ.

A literatura piauiense ganhará um presente no final do ano, trata-se da coletânea de contos CAÇUÁ, que está em vias de ir para a gráfica. O lançamento da obra dependerá do tempo da impressão na gráfica, mas os organizadores já antecipam que acontecerá ainda nesse mês.

A obra foi organizada por Cineas Santos e Adriano Lobão Aragão, trata-se de uma coletânea de contos de 44 autores piauienses, de meados do século XX até os dias atuais. E a ideia era fazer uma homenagem ao livro “Ô de Casa”, organizada por Cineas Santos e Paulo Machado nos anos 70 e, concomitantemente, apresentar um mapeamento da produção de conto realizada por autores piauienses ou relacionados ao nosso Estado.

adriano aragão e cineas santos

Segundo Adriano Lobão Aragão, “as coletâneas de contos editadas no Piauí tendem a ser direcionadas para recortes mais restritos, seja por geração ou por grupos. Tais coletâneas são muito importantes e revelam os traços mais marcantes de determinados grupos. Mas no caso do Caçuá, mesmo antes de me convidar para organizarmos o livro conjuntamente, o Cineas já tinha em mente realizar uma coletânea que fosse além das divisões geracionais e não ficasse restrita a um determinado grupo”.

Cineas e Adriano

Adriano complementa dizendo que, por se tratar de um recorte muito longo, a obra não tem como abranger todos os escritores que praticam o conto aqui no Piauí, mas que é uma amostra bastante significativa das diversas vertentes praticadas. E que cada um dos 44 autores receberá 10 exemplares da obra.

Fonte: www.geleiatotal.com.br/2019/12/06/em-breve-teremos-o-lancamento-da-coletanea-de-contos-cacua