Enem 2020: Governo divulga regras para participação da prova na pandemia » FDR – Terra

Uma retificação no edital do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) 2020, feito pelo Ministério da Educação, acrescentou a regra exigindo que os candidatos usem máscara obrigatoriamente, do início ao fim da realização da prova.

Enem 2020: Governo divulga regras para participação da prova na pandemia
Enem 2020: Governo divulga regras para participação da prova na pandemia
Enem 2020: Governo divulga regras para participação da prova na pandemia (Imagem Google)publicidade

O acessório de proteção terá que ser usado durante todo o tempo de permanência do candidato no local de prova, tanto na prova digital como na impressa.

Os candidatos poderão levar mascaras extras para trocar durante a duração da prova. Se o candidato se recusar a usar poderá ser eliminado do exame. As novas determinações foram publicadas hoje (31) no Diário Oficial da União.

No total, 5,8 milhões de candidatos se inscreveram para o ENEM 2020. Destes, 96 mil optaram por fazer a prova digital. Além de determinar o uso de máscaras, o edital cita o respeito ao distanciamento quando o candidato for apresentar-se na sala de aplicação da prova.

O edital do Enem já foi alterado e as novas datas já constam no documento. As provas que estavam marcadas para o mês de novembro, foram adiadas para os meses de janeiro e fevereiro de 2021 em decorrência do avanço da pandemia do coronavírus.

O candidato só poderá retirar a máscara durante a identificação do estudante e mesmo assim, o edital diz que o manuseio da máscara deve ser feito pelas laterais, sem tocar na parte protetora, como é recomendado por infectologistas. Os acompanhantes de pessoas lactantes também deverão usar o acessório o tempo todo.

Datas do ENEM 2020

Após muita pressão por conta da pandemia, as provas foram adiadas e seguem agora o cronograma a seguir:

Datas alteradas após pressão dos estudantes

O Enem 2020 tinha previsão de acontecer em novembro, mas após pressão da sociedade em meio ao avanço do coronavírus e da suspensão das aulas, o exame foi adiado. Agora com as novas datas a expectativa é que tudo aconteça da melhor forma possível.

imagem31-07-2020-23-07-35
imagem31-07-2020-23-07-35

Paulo Henrique Oliveira, formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo, atua como do redator do portal FDR produzindo matérias sobre economia em geral e também como repórter do site Aparato do Entretenimento cobrindo o mundo da TV e das artes.

Fonte: fdr.com.br/2020/07/31/enem-2020-governo-divulga-regras-para-participacao-da-prova-na-pandemia

Coronavírus em Tempo Real