Em meio à crise hídrica, Guedes comemora ‘consumo de energia elétrica bombando’

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil O ministro da Economia, Paulo Guedes 13 de julho de 2021 | 21:55 economia

Em meio à pior crise hidrológica desde 1930, que aumentou o custo da conta de luz, o ministro da Economia, Paulo Guedes, comemorou nesta terça-feira (13) que o consumo de energia elétrica está “bombando”.

A declaração de Guedes foi dada durante seu discurso na cerimônia alusiva à sanção do projeto de capitalização da Eletrobras, publicada no “Diário Oficial da União” desta terça. O ministro falava da retomada da economia brasileira sob os efeitos da pandemia de Covid.

“O Brasil segue adiante, presidente. Este ano, vamos crescer aí uns 5%. Quer dizer, a economia brasileira caiu muito menos que o esperado, voltou muito mais rápido que o esperado. Consumo de energia elétrica bombando, consumo de eletricidade bombando, arrecadação bombando”, afirmou Guedes.

“Todos os setores da economia, todas as regiões criando emprego. Estamos criando aí um milhão de empregos a cada quatro meses. Então, o Brasil e a democracia brasileira mais uma vez surpreendem o mundo”, disse o ministro da Economia.

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque não fez menção à crise hídrica.

Na semana passada, reunião da Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética (CREG) confirmou o reajuste das tarifas das bandeiras de energia pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Ficou definido que, por meio de uma consulta pública, a agência irá avaliar um novo reajuste para a bandeira vermelha patamar 2.

Especialistas avaliam que a alta da energia elétrica deve ficar mais cara para o consumidor até o fim do ano, com o aumento da bandeira vermelha devido ao baixo nível de água nos reservatórios das hidrelétricas.

Daniel Carvalho/Thiago Resende/Folhapress Voltar para a página inicial

Fonte: politicalivre.com.br/2021/07/em-meio-a-crise-hidrica-guedes-comemora-consumo-de-energia-eletrica-bombando