Sesapi faz ações de combate a hepatites virais no Julho Amarelo

Nesta quarta-feira (06), a Coordenação de Epidemiologia da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), realizará um evento para conscientizar sobre o combate a hepatites virais.

De acordo com a Sesapi, a ação será efetuada em alusão ao Julho Amarelo, que é o mês de combate as hepatites virais. A secretaria informa que fará um Seminário sobre o Perfil Epidemiológico das Hepatites, às 8h00 no auditório da Associação Piauiense de Municípios.  

Ainda de acordo com a Secretária de Estado da Saúde, haverá testagens em praças públicas para Hepatite B e C, além de vacinação contra a Hepatite B. A epidemiologista Amélia Costa, Coordenadora de Epidemiologia da Sesapi, informa que o trabalho de testagem é essencial para a detecção do tipo de hepatite que a pessoa apresenta.“Ter mais qualidade nos serviços prestados a nossa população é essencial. Por exemplo, uma coleta de material para análise é essencial para identificar o tipo de hepatite que a pessoa está apresentando. Então esse seminário será essencial para ter nossos profissionais preparados para ter um trabalho mais firme neste mês de alusão”, destacou a epidemiologista.

Segundo a coordenadora é muito importante os cidadãos buscarem as unidades de saúde para saber se é portadora da doença. “É importante a população buscar uma unidade de saúde ou um centro de testagem e aconselhamento, caso o seu município conte com um, para identificar se a pessoa é portadora, identificando a presença, serão dados os encaminhamentos para os exames complementares”, explica Amélia Costa.

Conforme a Secretaria de Estado da Saúde, o evento que será realizado no dia 6 de julho, além da participação Coordenadora de Epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa, terá a presença da Médica Gastroenterologista, Dra. Conceição Sá e o Farmacêutico Dr. José Ribamar de Castro júnior.

A Sesapi também informou que em 2022, cerca de 38 casos de hepatite viral foi identificado, sendo 16 deles, de Hepatite C.

Fonte: www.viagora.com.br/saude/noticia/2022/7/5/sesapi-faz-acoes-de-combate-a-hepatites-virais-no-julho-amarelo-97224.html