Sesapi esclarece denúncia de Lucy Soares sobre Hospital do Verdão

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) emitiu, nesta sexta-feira (31), uma nota de esclarecimento acerca de um vídeo publicado pela deputada estadual Lucy Soares (Progressistas) em suas redes sociais.

A parlamentar relata no vídeo que foi ao Hospital de Campanha Estadual, localizado no Ginásio Verdão, para realizar uma visita técnica de fiscalização, porém, foi impedida de entrar no espaço pela equipe do hospital.

“Hoje, retornamos ao Verdão e recebemos informações de que apenas 20 dos 55 leitos prontos, estão funcionando. Além disso, fomos impedidas de entrar para ver de perto a situação das enfermarias. O que a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) esconde?”, escreveu a deputada.

Lucy defendeu ainda que o HCE seja fechado e que seus recursos sejam realocados em outras unidades hospitalares destinadas ao combate ao coronavírus.

“Sigo defendendo que o fechamento do hospital de campanha do Verdão é a alternativa mais lúcida. Os recursos financeiros e humanos deste hospital deveriam ser direcionados para unidades como o HGV e Hospital da Polícia Militar que, há anos, sofrem por falta de investimento”, declarou.

View this post on Instagram

A post shared by Lucy Soares (@lucypelopiaui) on Jul 31, 2020 at 7:09am PDT

Em nota, a Sesapi informou que a deputada foi informada que não poderia entrar no pavilhão onde se encontram os pacientes devido ao HCE estar em expediente interno nesta sexta-feira.

“A deputada Lucy Soares foi recebida e teve acesso à área administrativa do Hospital de Campanha Estadual (HCE), onde foi informada que não seria possível a sua entrada no pavilhão onde se encontram os pacientes, pois, excepcionalmente nesta sexta-feira, o HCE encontra-se em expediente interno”, explicou a nota.

O órgão esclareceu que todos os parlamentares da comissão de saúde da Assembleia Legislativa têm total acesso às dependências do hospital, como já teria ocorrido em outras situações.

“Os membros da comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) têm total acesso às dependências do hospital, como já foi possível, inclusive, noutras ocasiões. Além disso, a deputada Lucy Soares e todos os membros tiveram acesso, quando solicitado, a todos os documentos referentes ao funcionamento do hospital. Os dados estão disponíveis, inclusive, no portal da transparência do HCE, de fácil acesso a qualquer cidadão”, citou a nota.

A Sesapi afirmou ainda que o HCE segue todas as normas de segurança e que já atendeu 314 pacientes que se recuperaram da Covid-19, tendo uma taxa de sucesso de 98% no tratamento de infectados pelo coronavírus.

“O HCE cumpre todas as normas de segurança e preocupa-se com a saúde de todos os profissionais envolvidos. […] O Hospital de Campanha Estadual (HCE) já devolveu para suas famílias 314 pacientes, vítimas da Covid-19 e possui a taxa de 98% de sucesso. Conta atualmente com 55 leitos disponíveis, dos 103 construídos. Os demais são disponibilizados de acordo com a demanda de pacientes”, mencionou a secretaria.

Confira a nota na íntegra:

Sobre a visita da deputada estadual Lucy Soares na manhã desta sexta-feira (31), o Hospital de Campanha Estadual vem a público informar que:

A deputada Lucy Soares foi recebida e teve acesso à área administrativa do Hospital de Campanha Estadual (HCE), onde foi informada que não seria possível a sua entrada no pavilhão onde se encontram os pacientes, pois, excepcionalmente nesta sexta-feira, o HCE encontra-se em expediente interno.   

Os membros da comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) têm total acesso às dependências do hospital, como já foi possível, inclusive, noutras ocasiões.

Além disso, a deputada Lucy Soares e todos os membros tiveram acesso, quando solicitado, a todos os documentos referentes ao funcionamento do hospital.

Os dados estão disponíveis, inclusive, no portal da transparência do HCE, de fácil acesso a qualquer cidadão.

Referente à visita, também nesta sexta (31), havia no hospital um evento pré-agendado: a posse da Comissão de Ética de Enfermagem do HCE junto ao Conselho Regional de Enfermagem do Piauí – Coren/PI, na qual a deputada foi convidada a participar.  

O HCE cumpre todas as normas de segurança e preocupa-se com a saúde de todos os profissionais envolvidos, por isso a entrada no pavilhão deve ser acompanhada por um profissional da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), que nesta sexta-feira estavam voltados para o evento.

O Hospital de Campanha Estadual (HCE) já devolveu para suas famílias 314 pacientes, vítimas da Covid-19 e possui a taxa de 98% de sucesso. Conta atualmente com 55 leitos disponíveis, dos 103 construídos. Os demais são disponibilizados de acordo com a demanda de pacientes.

O HCE reitera o seu compromisso no combate à Covid-19 e tem envidado todos os esforços para que o seu papel se cumpra na sociedade piauiense: salvar vidas.

Fonte: www.viagora.com.br/noticias/sesapi-esclarece-denuncia-de-lucy-soares-sobre-hospital-do-verdao-82810.html

Coronavírus em Tempo Real