Granel Química vence leilão do Pátio Intermodal Santa Helena de Goiás, no estado de Goiás

Companhia arremata lote de mais de 41 mil metros quadrados, ofertado pela VALEC Engenharia, Construções e Ferrovias S.A, empresa ligada ao Ministério da Infraestrutura

A Granel Química, uma das maiores empresas de armazenagem de líquidos à granel no Brasil, venceu o leilão do Pátio Intermodal Santa Helena de Goiás, no Estado de Goiás, realizado ontem (29), ofertado pela VALEC Engenharia, Construções e Ferrovias S.A, empresa ligada ao Ministério da Infraestrutura.

Com a vitória, a Granel fará nesta primeira fase um investimento de R$ 65 milhões para a construção de um terminal de mais de 10 milhões de litros de capacidade para armazenagem de granéis líquidos, podendo chegar a 85 milhões de litros ao longo do período de concessão.

Localizada às margens da Ferrovia Norte-Sul, a área tem mais de 41 mil metros quadrados e contará com plataformas multimodais, para carga e descarga nos modais ferroviário e rodoviário, construídos pela companhia.

Santa Helena de Goiás está no meio do chamado “cinturão da cana-de-açúcar”, região com a segunda maior produção de Açúcar e Álcool do país, além de alta produção de biodiesel e commodities agrícolas. A Ferrovia Norte-Sul, que a partir de 2023 ligará os Portos do Itaqui no Maranhão a Santos, em São Paulo, possibilitará o abastecimento e escoamento de insumos e produtos da região, elevando a escala de movimentação de granéis líquidos.

O edital do leilão prevê a conclusão da obra em 2025, a qual gerará aproximadamente 350 empregos diretos e indiretos. “O futuro terminal de líquidos de Santa Helena de Goiás (GO), as margens da Ferrovia Norte-Sul, é mais um importante passo da nossa empresa, alinhado com a criação de valor através de posicionamento de terminais multimodais para granéis em áreas estratégicas, capazes de transformar a logística local e oferecer excelência e competitividade em serviços para nossos clientes e para o país”, diz Edson Souki, Gerente Geral da Granel Química.

Sobre a Granel Química
A empresa faz parte do Grupo ODFJELL, fundado em 1914, um dos principais players do mercado global de transporte marítimo e armazenamento de produtos químicos e outros líquidos a granel. Atualmente, a companhia conta com uma frota de aproximadamente 75 navios de longo curso de granéis líquidos e uma rede de 19 terminais de líquidos, distribuídos estrategicamente pela Europa, Meio Oriente, Ásia e Américas.

No Brasil, o Grupo ODFJELL está presente desde 1974 através da Odfjell Terminals – Granel Química, que opera 7 terminais em seis estados brasileiros, totalizando mais de 300 mil metros cúbicos de capacidade de armazenagem, distribuídos em 131 tanques, para os mais diversos tipos de granéis líquidos (petroquímicos, químicos, corrosivos, óleos vegetais, etanol, combustíveis e biocombustíveis), além de carga seca e infraestrutura de duto vias e plataformas de carregamento e descarregamento nos modais marítimo, fluvial, ferroviário e rodoviário. Os terminais estão localizados em Santos (SP), Rio Grande (RS), 2 em São Luís (MA), Teresina (PI), Palmas (TO) e Ladário (MS).