Com 17 votos deputada estadual Flora Izabel é eleita conselheira do TCE-PI

Foto: Divulgação/ Alepi

A deputada estadual, Flora Izabel (PT), foi eleita em primeiro turno a nova conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) durante sessão especial no início da tarde desta quinta-feira (16). Em uma votação secreta, a parlamentar obteve 17 votos contra 12 do deputado Wilson Brandão (Progressistas) e uma abstenção.

Emocionada, Flora Izabel afirmou que recebeu o resultado com humildade. Em entrevista à imprensa, a parlamentar revelou já ter planos para o TCE-PI após empossada. Entre eles, destacou querer intensificar a interlocução do órgão com a população.

“Eu ser escolhida por meus pares hoje, em uma eleição que estamos em processo a vários meses e ganhar em primeiro turno, é um sentimento de emoção, muita responsabilidade e compromisso”, disse. “Tenho dito ao longo desses meses que quero fazer um link entre o Tribunal e a sociedade, as comunidades. É importante fiscalizar os balancetes, mas também visitar in loco para saber como estão essas ações”, afirmou.

Dentre os 10 candidatos, Flora concorreu com outros três parlamentares: Wilson Brandão (Progressistas),  Zé Santana (MDB), Flávio Nogueira Júnior (PDT). Estes dois últimos abriram mão da candidatura, sob o argumento de evitar um estremecimento na Casa. O primeiro a sair foi Santana, que declarou voto na petista. Essa desistência está atribuída a uma articulação junto ao governador, Wellington Dias (PT). Já Flávio saiu também, mas fez mistério sobre quem apoiaria. Nos bastidores, comentou-se inclusive que o voto em branco teria sido o dele. Isso porque o parlamentar teria ficado chateado por não ter sido chamado para a negociação no Karnak.

Outra especulação, é que a abstenção teria partido da deputada Teresa Britto (PV). Ela integra o grupo de oposição, porém, é bastante alinhada ao presidente da Assembleia, Themístocles Filho (MDB).

A ELEIÇÃO

Ao todo, oito candidatos concorreram ao cargo vitalício do TCE-PI. A votação ocorreu por meio da escolha individual dos parlamentares assinalada em cédula depositada em uma urna. O resultado será encaminhado para o governo do estado.

Flora Izabel é filiada ao PT desde a década de 80, tendo exercido mandatos de deputada e vereadora, agora deixará o partido para assumir a vaga no TCE. Warton Lacerda assume sua cadeira na Alepi.

Com informações do Oito Meia