De Gisele a DiCaprio: famosos protestam contra incêndio na Amazônia

Assunto da semana, os incêndios na Amazônia, que ocorrem há dezessete dias, ganharam também as redes sociais de famosos – brasileiros e estrangeiros. Leonardo DiCaprio, Anitta, Demi Lovato, Cara Delevigne e Gisele Bündchen foram algumas das celebridades que usaram a hashtag #PrayForAmazonia (“Reze pela Amazônia”) para comentar o caso.

Nesta quarta-feira 21, DiCaprio repostou uma foto dos incêndios. “É aterrorizante pensar que a Amazônia, que é a maior floresta tropical do planeta, criando 20% do oxigênio da Terra,  basicamente os pulmões do mundo, está em chamas pelos últimos dezesseis dias, com literalmente nenhuma cobertura da imprensa. Por quê?”, diz a legenda original da postagem, feita pelo ambientalista Nick Rose. Um dos atores mais celebrados de sua geração, DiCaprio tem usado a fama para chamar atenção para temas ambientais. Recentemente, ele dirigiu um documentário para o canal pago HBO sobre aquecimento global. 

#Regram #RG @IamNickRose: Terrifying to think that the Amazon is the largest rain forest on the planet, creating 20% of the earth’s oxygen, basically the lungs of the world, has been on fire and burning for the last 16 days running, with literally NO media coverage whatsoever! Why?

A post shared by Leonardo DiCaprio (@leonardodicaprio) on Aug 21, 2019 at 12:11pm PDT

Já a top model brasileira Gisele Bündchen compartilhou no Twitter um abaixo-assinado do Greenpeace pela proteção da floresta. “Salvem a Amazônia e permaneçam com os guardiões da floresta. Assine a petição agora e proteja as terras das comunidades indígenas e tradicionais”, diz o texto.

 

A modelo e atriz britânica Cara Delevigne também utilizou o Instagram para compartilhar uma foto da queimada com uma mensagem. “A Amazônia está queimando por três semanas e só agora eu fiquei sabendo disso pela falta de cobertura da mídia. Ela é um dos ecossistemas mais importantes da terra. Espalhem a informação”, escreveu.

#PrayforAmazonia 🙏🏽

A post shared by Cara Delevingne (@caradelevingne) on Aug 20, 2019 at 4:13pm PDT

A cantora Demi Lovato usou a ferramenta stories do Instagram para se manifestar. Ela republicou dois textos sobre as queimadas e escreveu: “Orando pela Amazônia”.

Ariana Grande, Jaden Smith e Billie Eilish compartilharam a mesma mensagem sobre a falta de divulgação da imprensa sobre o assunto.

 

A brasileira Anitta, por sua vez, compartilhou um texto escrito pela ativista Luisa Mell. “Senhor presidente da República, respeite o povo brasileiro. Assuma sua responsabilidade! Não nos trate como idiotas. Sim, época de seca na Amazônia, mas as causas naturais não são suficientes para explicar a magnitude dos incêndios neste ano. É um crime contra toda a humanidade o que acontece neste momento. O senhor pode dizer que os números mentem, pode tentar acusar os cientistas de estarem contra o senhor. Pode tentar jogar a culpa nas ONGs. Mas a verdade se impõe. Será o senhor um esquecido?”, escreveu.

A cantora ainda sugeriu que a floresta fosse entregue aos indígenas. “Antes do seu tataravó, bisavó, sabe quem estava aqui no Brasil? Os indígenas. Então não existe isso de fazendeiro, fulano, beltrano, achar que alguém pode ser dono da terra que o índio está ali morando“, disse. “Por mim deixava a Amazônia inteira ao cuidado dos indígenas, porque aí não estavam matando, acabando com a nossa floresta, nossos animais, com nosso único patrimônio, que é o pulmão do mundo. O mundo inteiro conhece o país por causa da Amazônia, da quantidade de verde que a gente tem.”

Fonte: veja.abril.com.br/entretenimento/de-gisele-a-dicaprio-famosos-protestam-contra-incendio-na-amazonia