CTA de Picos agora conta com um medicamento utilizado na pré-exposição ao vírus do HIV

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Picos está diante de um novo desafio na prevenção ao HIV/Aids, o órgão está incorporando um medicamento utilizado na pré-exposição ao vírus do HIV, ou seja, quando a pessoa ainda não foi exposta ao vírus e mesmo assim ela quer se prevenir. O medicamento é oferecido de forma gratuita e para populações consideradas sob maior risco de contrair o HIV.

“ A gente trabalha mais com o público prevalente de risco ao HIV como profissionais do sexo, pessoas trans e pessoas que tem infeções sexualmente transmissíveis recorrente”, explicou.

Segundo a coordenadora do CTA, Izabel Fonte, o método conhecido como Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) consiste no uso diário de dois medicamentos antirretroviral. Os atendimentos serão realizados toda segunda-feira no CTA de Picos, no horaria das 7h às 14h, onde o mesmo será submetido a uma avaliação com um profissional de saúde para saber a vulnerabilidade do paciente.

“ Como a primeira consulta é demorada porque o médico vai avaliar, vai fazer a avaliação clínica, ele vai solicitar a testagem rápido alguns exames. [..] Por conta disso dependendo da demanda da população no mínimo iremos atende umas 5 pessoas”, disse.

O medicamento será distribuído no CTA. Para que tenha efeito, a PrEP precisa ser de uso contínuo e não tem tantas reações adversas. A coordenadora disse ainda que a eficácia do medicamento chega a ser de 90 %, mas alerta que o medicamento não previne de outras DSTs. “ A gente quer falar que essa é uma das medidas da proteção, mas você ainda tem que continuar usando o preservativo”, explicou.

Fonte: Grande Picos

Fonte: www.piauiemfoco.com.br/municipios/cta-de-picos-agora-conta-com-um-medicamento-utilizado-na-pre-exposicao-ao-virus-do-hiv