Concurso Exército EsFCEx (CF/CM e CFO/QC): provas suspensas

O Exército do Brasil vai suspender as provas do edital do concurso de admissão 2021 para matrícula no Curso de Formação de Oficiais do Quadro Complementar (CFO/QC) e no curso de Capelães Militares (CF/CM) em 2021 na Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx). 

A medida vem atender ao pedido de tutela provisória feito pelo Ministério Público Federal na Bahia. As provas estavam previstas para 13 de setembro de 2020. A prinipal motivação foi a falta de transporte intermunicipal em diversos locais devido à pandemia da Covid-19.  

Afinal de contas, foram registrados 8.932 candidatos inscritos que iriam fazer as provas em 23 cidades diferentes e provocariam aglomerações. 

A acrescentou que além da tutela provisória de urgência pedindo a suspensão da prova em todo o país, foi requerido o adiamento da realização da prova até que a situação de crise sanitária esteja mais controlada e ocorra o retorno do transporte intermunicipal na Bahia e nos demais entes federativos.

O concurso exército EsFCEx irá preencher 41 vagas e terá suas provas escritas (exame intelectual) executadas pela . Os cursos serão realizados nas cidades do e .

Confira as oportunidades ofertadas no concurso. Vale salientar que o total de vagas indicadas na tabela abaixo inclui as oportunidades de ampla concorrência e as destinadas a candidatos negros:

Cursos realizados na EsFCEx em Salvador – BA

ÁreaTotal de vagasAdministração323Estatística2Informática3Magistério (Biologia)2Magistério (Espanhol)2Magistério (Física)2Magistério (Geografia)2Magistério (História)2Magistério (Inglês)2Magistério (Matemática)1Magistério (Português)1Magistério (Química)2Pedagogia11

Cursos realizados na EsSEx no Rio de Janeiro – RJ

ÁreaTotal de vagas5Veterinária2

Cursos para Capelão Militar (EsSEx)

CredoTotal de vagasPadre Católico2Pastor Evangélico1

Confira os requisitos para cada um dos cursos de formação:

Curso de Formação de Oficiais do Quadro Complementar (CFO/QC)

Curso de Formação de Capelães Militares (CF/CM)

As inscrições puderam ser realizadas entre às 10h do dia 17 de junho e às 15h do dia 05 de agosto de 2020, apenas via internet, por meio do .

O valor da taxa de inscrição foi de R$ 120,00.

Etapas do concurso Exército do Brasil

O concurso será composto pelas seguintes etapas:

Exame intelectual

Etapa a ser realizada nas seguintes cidades: Belém – PA, Belo Horizonte – MG, Boa Vista – RR, Brasília – DF, , Campo Grande – MS, Cuiabá – MT, , Fortaleza – CE, Juiz de Fora – MG, Macapá – AP, , Porto Alegre – RS, Porto Velho – RO, Recife – PE, Resende – RJ, Rio Branco – AC, Rio de Janeiro – RJ, Salvador – BA, Santa Maria – RS, São Luís – MA e .

Para os candidatos ao CFO/QC, a prova terá 70 questões, envolvendo conteúdos de , História do Brasil, Geografia do Brasil e Conhecimentos Específicos.

Já para os candidatos do CF/CM, a prova terá 41 questões de Língua Portuguesa, Conhecimentos Específicos e .

Para ser aprovado no exame intelectual, o candidato deverá obter um mínimo de 50% de acertos na prova de Conhecimentos Gerais, 50% de acertos na prova de Conhecimentos Específicos e obter a nota mínima de 50 pontos na redação, quando houver.

À exceção do Exame Intelectual, as demais etapas serão realizadas em Salvador – BA ou no Rio de Janeiro – RJ, conforme curso do candidato.

A valerá 10 pontos e possui caráter apenas classificatório. No , o candidato pode conferir os títulos aceitos para pontuação no concurso.

O será composto pelos seguintes testes:

Para demais informações sobre o concurso de admissão, consulte o edital publicado na , seção 3 do Diário Oficial da União (DOU) de 16 de junho de 2020.

Compartilhe

Fonte: www.concursosnobrasil.com.br/concursos/br/concurso-exercito-cf-cm.html

Coronavírus em Tempo Real