Concurso DETRAN PI será realizado em breve?

Embora exista muita especulação em torno da realização do concurso DETRAN PI, pouca informação concreta se tem sobre a possibilidade de realização do concurso público em 2020 ou mesmo em 2021. 

Um dos motivos que podem indicar um novo concurso público do órgão se deve ao fato de que o Departamento de Trânsito Estadual do Piauí (DETRAN PI) não realiza uma seleção desde 2012.

Situação atual do concurso Detran PI

Atualmente, o DETRAN PI não possui concurso vigente. A última seleção foi realizada em 2012, que acabou sendo cancelada. Não se tem informações sobre um concurso público na área de fiscalização.

Dada a necessidade de realização do concurso DETRAN PI, pode ser que uma seleção possa vir a ocorrer nos próximo anos. 

Concurso Detran PI: cargos e remuneração

No Portal de Transparência do Estado do Piauí é possível verificar a lista nominal de servidores, cargos, órgão e sua respectiva remuneração.

Utilizando o filtro pelo órgão DETRAN PI, é identificamos os cargos da Autarquia e a remuneração para cada servidor (referência Novembro/2019). Confira algumas delas:

Último concurso DETRAN PI

Não se tem notícias sobre a realização de um concurso público pelo DETRAN PI. Em 2012 ocorreu um processo seletivo visando o preenchimento de 22 vagas na área de Tecnologia de Informação. Confira as oportunidades em disputa:

Os candidatos foram avaliados de acordo com os seguintes critérios:

Para saber outros detalhes sobre o processo seletivo, confira o edital.

Após anunciar as etapas do processo seletivo, o DETRAN PI acabou cancelando a seleção, conforme orientação do Ministério Público.

Etapas do concurso Detran PI

Como não temos um concurso DETRAN PI anterior, fica mais difícil saber quais as etapas de um possível concurso público a ser realizado pelo órgão.

Podemos tomar como base o concurso DETRAN MA que foi realizado em 2017 pela Fundação Carlos Chagas (FCC).

As oportunidades ofertadas pelo concurso no estado do Maranhão foram para Assistente de Trânsito (ensino médio) e Analista de Trânsito (nível superior).

Os candidatos foram avaliados por meio de prova objetiva composta por 70 questões de Conhecimentos Básicos e Conhecimentos Específicos.

A prova de Conhecimentos Básicos envolveu as mesmas disciplinas, tanto para nível médio, quanto para nível superior: Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico-Matemático, Noções de Informática, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo e Noções de Administração Pública.

A prova de Conhecimentos Específicos envolveu conteúdos de Legislação de Trânsito e Legislação Institucional. Para nível superior também foi cobrada a matéria de Engenharia de Tráfego.

O que estudar no concurso DETRAN*?

Veja o conteúdo programático conforme o edital do concurso DETRAN MA*:

Língua Portuguesa

Raciocínio Lógico-Matemático

Noções de Informática

Noções de Direito Constitucional

Noções de Direito Administrativo

Noções de Administração Pública

Legislação de Trânsito

Engenharia de Tráfego

Legislação Institucional

Sobre o DETRAN PI

O DETRAN PI é uma autarquia criada em 1972 vinculada à Secretaria de Cidades do Estado, possuindo personalidade jurídica e autonomia administrativa, operacional e financeira.

O órgão é responsável por fiscalizar os serviços de trânsito e tráfego no estado do Piauí. além de atuar nas capacitações para obtenção da CNH. Sua sede fica na capital Teresina

PrevistosPiauí

Compartilhe

Fonte: www.concursosnobrasil.com.br/concursos/pi/concurso-detran-piaui.html

Coronavírus em Tempo Real