Concurso CBMERJ para temporários: PODE ACONTECER EM BREVE

Pode sair concurso CBMERJ em breve! A Assembleia Legislativa do estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou na última semana o projeto de lei 2.884/20 que cria o Serviço Militar Temporário Voluntário (SMTV) no Corpo de Bombeiros Militar (CBMERJ). A medida ainda precisa de aprovação do governador, Cláudio Castro, mas já é um indicativo de que novos cargos podem ser abertos.

Não há nenhuma confirmação de concurso CBMERJ para 2020, contudo, se o PL for sancionado criança o Serviço Militar Temporário Voluntário, é possível que um edital seja lançado logo. Na Alerj, foram 32 votos a favor, 22 contra e duas abstenções, levando o projeto para o governador que tem 15 dias úteis para tomar uma decisão.

“Perdemos aproximadamente três mil militares nos últimos anos e os serviços estão só aumentando. Precisamos abrir quartéis em bairros da capital, especialmente na Zona Oeste, e em outras cidades do Interior fluminense. A demanda aumentou e nosso efetivo diminuiu. Não vamos conseguir atender a demanda com o modelo antigo que determina que os bombeiros fiquem 35 anos na corporação”, explicou o coronel Roberto Robadey.

Ele ainda continuou dizendo que “o bombeiro é temporário em qualquer lugar do mundo, principalmente pela sua função de risco e que exige muito esforço físico. Esperamos chegar a 2.500 jovens contratados nos próximos meses com esse projeto aprovado. Isto será ótimo, inclusive, até para o primeiro emprego dessas pessoas”.

De acordo com , serão abertas 400 vagas àqueles que ainda não foram convocados do concurso CBMERJ anterior. No entanto, o número de temporários será limitado a 15% do total de efetivos no órgão. Do total de oportunidades, também estão previstos 30% para mulheres. O período de atividade será mínimo de um ano e máximo de oito.

Segundo o texto, a aprovação da medida traz a obrigação de um concurso CBMERJ em até três anos. Além disso, o governo estadual fica autorizado a “conceder preferência do serviço temporário aos candidatos incluídos em cadastro de reserva dos seguintes concursos públicos: soldado bombeiro militar motorista de 2012, soldado bombeiro militar combatente de 2014 e soldado bombeiro militar técnico de enfermagem de 2014”.

Poderão se voluntariar para ingressar no Corpo de Bombeiros Militar por meio de concurso CBMERJ homens e mulheres maiores de 18 anos. No posto de praça, a idade máxima é de 25 anos, enquanto para oficial é 35 anos.

O concurso CBMERJ anterior aconteceu em 2019 e ofertava 80 vagas para Oficial do Corpo de Bombeiros. Ao todo, se inscreveram 2.166 pessoas, fazendo uma média de 27 candidatos por vaga. A seleção contou com as seguintes etapas:

Considerando o último concurso CBMERJ é possível que as mesmas vagas sejam realizadas em certames futuros. A parte de provas escritas, da última vez, foi realizada de forma discursiva contando com assuntos de física e matemática, além de redação discursiva em até 30 linhas. Já o teste físico, caso siga o modelo anterior, pode contar com séries de:

O exame de saúde realizado no concurso CBMERJ é feito com base numa série de exames de sangue, laboratoriais e de imagem que devem ser entregues pelo próprio candidato. Essa fase tem como objetivo conferir que não há nenhum impedimento para o inscrito ingressar na função pretendida.

Por fim, a pesquisa documental e social é para investigar a vida do candidato para compreender sua idoneidade moral e realizações do passado.

Caso o próximo concurso CBMERJ siga o modelo do anterior, os candidatos devem estudar conteúdos de:

Matemática

Física

Compartilhe

Fonte: www.concursosnobrasil.com.br/concursos/rj/concurso-cbmerj-para-temporarios.html

Coronavírus em Tempo Real