Concurso Bombeiros MT: Nova seleção pode acontecer em breve!

A realização do Concurso Bombeiros MT é, mais do que nunca, de caráter emergencial!

Pelo menos essa é a opinião do Senador Jayme Campos (DEM), diante da gravidade das queimadas na região do Pantanal, no estado de Mato Grosso. Para ele, o número de servidores é insuficiente para uma demanda de estado que possui mais de 900 mil quilômetros quadrados.

Atualmente são 1.400 bombeiros responsáveis pela região.

O deputado Delegado Claudinei, presidente da comissão que representa a segurança pública do estado, também comentou sobre a situação e enfatizou as dificuldades enfrentadas pelo efetivo limitado “Sabemos que a corporação é uma das mais importantes do estado e que enfrenta dificuldades por falta de uma estrutura melhor para atender os 141 municípios devido à distância territorial”. 

Em 2018, uma comissão já havia sido formada para realizar o levantamento das necessidades do Corpo de Bombeiros do Mato Grosso. Saiba mais detalhes sobre este concurso previsto, na matéria a seguir!

Em 14 de dezembro de 2018, foi nomeada uma comissão organizadora que seria responsável por realizar os estudos e demais trâmites para a realização do novo concurso. A divulgação foi realizada no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso (DOE – MT).

A expectativa para realização de novo concurso público é grande, uma vez que o número de vacâncias no órgão é alto e também em razão da gravidade das queimadas do Pantanal. Apesar disso, ainda não existe previsão de quando um novo certame será realizado.

De acordo com os dados registrados no Portal da Transparência de Mato Grosso, divulgado desde 2018, informava que havia 2.634 postos de trabalho vagos no Corpo de Bombeiros Militar do estado, distribuídos entre os cargos de:

Concurso Bombeiro MT: vencimentos

Ainda no Portal da Transparência de Mato Grosso é possível verificar as remunerações atuais dos servidores de cada órgão do estado. De acordo com os dados disponíveis, os vencimentos são:

O edital de concurso público anterior abriu 300 vagas para o cargo de Soldado do Corpo de Bombeiros Militar, em 2013. Dessas vagas, 269 foram destinadas aos candidatos do sexo masculino e ‭31 para o sexo feminino. Para disputar o cargo era preciso ter nível médio completo. 

O certamente foi realizado sob execução da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt – FUNCAB.

Distribuição das vagas

As oportunidades eram para diversas cidades do estado de Mato Grosso, confira:

Etapas do concurso Bombeiros MT

O referido concurso público avaliou os candidatos em até cinco etapas:

Como foram as provas objetivas?

Os candidatos foram avaliados por meio das disciplinas:

O edital ainda não foi divulgado, nem há expectativa de qual banca será definida com organizadora da seleção. As informações concretas até aqui é de que existe a necessidade da seleção para suprir as vagas abertas na corporação. 

A preparação para uma prova de concurso público começa antes da divulgação do seu edital de abertura. E é assim que você sai na frente dos outros candidatos. Mas como eu posso fazer isso, sem saber quais os conteúdos que serão cobrados?

O primeiro passo é ler o edital anterior e verificar qual o conteúdo foi cobrado nas provas objetivas. A partir dele, você irá formar um roteiro de estudo. 

Além disso, o Concursos no Brasil possui um dos maiores bancos de questões gratuitas com matérias como Língua Portuguesa, Matemática, Informática e também conhecimentos específicos para diversos cargos.

Tem dúvida de como começar o estudo para concurso? Saiba mais aqui!

PrevistosMato Grosso

Márcia Andréia
Márcia Andréia
Márcia AndréiaRedatoraJornalista no Portal Concursos no Brasil, estudou Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduanda em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Dom Alberto.Atuou na produção da Record Bahia, na assessoria de comunicação da Prefeitura de Correntina – BA, na redação do Jornal do Sudoeste, dentre outras atividades na área de propaganda.

Compartilhe

Fonte: www.concursosnobrasil.com.br/concursos/mt/concurso-bombeiro-mt.html

Coronavírus em Tempo Real