Comissão de Saúde da Câmara faz vistoria em Farmácia do Estado

Nesta quarta-feira (13), a Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Teresina visitou a equipe da Assistência Farmacêutica do  para acompanhar de perto o processo de dispensação de medicamentos aos pacientes renais.

Cerca de 3.000 pacientes com insuficiência renal são atendidos, atualmente, em 20 pontos localizados tanto na capital como no interior.

A visita aconteceu após audiência pública realizada na semana passada na Casa Legislativa, quando foi apresentado o relatório constando a regularização no fornecimento dos medicamentos.

Vereadores fizeram vistoria

“Naquela ocasião, apresentamos a regularização dos medicamentos, inclusive o Sacarato de Hidróxido Férrico. Na visita de hoje, mostramos como se dá esse fornecimento, como funciona a nossa entrega de medicamentos para pacientes, que é através das clínicas renais em Teresina e algumas cidades do interior”, explica Wanda Avelino, diretora geral.

A gestora disse também que foi realizada uma força-tarefa para regularizar o abastecimento do Sacarato junto às clínicas, onde mais de 60% dos pacientes recebem a medicação.

O vereador Levino de Jesus (PRB) fala da importância da visita. “É uma forma de contribuir na dispensação e atender aos pacientes renais”.

Ao todo, a Assistência Farmacêutica dispensa 22 tipos de medicações para as patologias como Insuficiência Renal Crônica e a Imunosupressão do Transplante Renal. Atualmente, as medicações são fornecidas aos 2.998 pacientes renais.

Medicamentos

Somente este ano, foram dispensados 1.041.115 unidades de medicamentos, entre ampolas, cápsulas e comprimidos. Cada paciente recebeu entre dois a três tipos de medicações, sendo que as mais dispensadas (Alfaepoetina, Sacarato de Hidróxido Ferroso e Sevelamer) representaram mais de 70% dos atendimentos.

A dispensação ocorre em 20 pontos descentralizados em todo o Estado, principalmente em Teresina, em sete unidades, na própria sede da Farmácia e em mais seis clínicas; em Picos, em duas clínicas e na Farmácia; Floriano, em uma clínica e na Farmácia. Os medicamentos também são entregues nas Farmácias descentralizadas: em Parnaíba, Piripiri, Campo Maior, Bom Jesus, São Raimundo Nonato, Uruçuí, Oeiras e Corrente.

Participaram da visita também os vereadores Stanley Freire, Deolindo Moura, Ítalos Barros e Joaquim do Arroz. Acompanharam, ainda, os técnicos da Farmácia, Jean Batista, Wisllan Santos, Maurício Reis e Izabela Lopes.

Fonte: www.viagora.com.br/noticias/comissao-de-saude-da-camara-faz-vistoria-em-farmacia-do-estado-74954.html