Cine Diálogo: no mês de junho, Museu do Piauí recebe ciclo de filmes sobre Direito à Cidade

O que conhecemos sobre as nossas cidades? Timon, Teresina, o que você sabe sobre esse conjunto de cidades ligadas por dois rios? Será que nós vivemos a cidade? Crescimento desordenado, mobilidade, poluição dos rios, marginalização dos corpos, intervenções estéticas; muitas são as questões que atravessam o nosso contemporâneo e nos tocam diariamente. Por isso, o Cine Diálogo do mês de junho vai propor reflexões através da linguagem audiovisual piauiense.

imagem04-06-2019-14-06-06Cena do filme “Temperos, Histórias e Memórias”, exibido pelo coletivo LabCine (Foto: Acervo LabCine)

O Cine Diálogo surgiu de uma parceria entre o coletivo LabCine e o Museu do Piauí em fevereiro deste ano. Desde então, o auditório do museu recebe inúmeras pessoas dispostas a assistir e trocar ideias sobre o cinema e as temáticas propostas pelos filmes, como explica Weslley Oliveira, cineasta e curador do LabCine. “Desde fevereiro estamos apresentando curtas, médias e longas metragem de acordo com os temas sugeridos. Já tivemos os temas ‘Mulher e o Cinema’, ‘Cinema e Povos Indígenas’, ‘Cinema e o Futuro das Tradições’, e agora estamos com o tema ‘Direito à Cidade’, que vai apresentar filmes que falam de questões relacionadas a Teresina. Na curadoria damos prioridade a filmes independentes, todos com autorização formal, com foco na produção local”, informa.

imagem04-06-2019-14-06-07Projeto já conseguiu fidelizar público (Foto: Acervo LabCine)

O projeto já tem um público fiel. As exibições acontecem todos os sábados, das 9h ao meio-dia. “Estamos conseguindo fidelizar um público. O Cine Diálogo é mais um ferramenta cultural na cidade com o propósito único de promover a formação de público crítico e realizadores, porque não?”, finaliza Weslley.

PROGRAMAÇÃO DE JUNHO (TODO SÁBADO, DE 9 ÀS 12H NO MUSEU DO PIAUÍ): 

Data: 01/06 Filme 1: Mercado Central – 8 min // Produção Revista Dicumê

Filme 2: Ex memória (Therezina sem memória) – 42 min // Direção: Leide Sousa

.

08/06 Filme 1: O Olhar do Meio – 29min // Direção: Poliana Oliveira

Filme 2: Vidas em Rota – 30 min // Direção: Germano Portela, produção Labcine

.

15/06 Filme 1: Pier do Poti – 8 min // Direção Leonardo Mendes, Weslley Oliveira, Produção Labcine

Filme 2: Rio, riso, desafio – 22min // Direção: Javé Montuchô, produção coletivo VDC

.

22/06 Filme 1: A noite e a cidade – 40 min // Direção: Monteiro Junior

Filme 2: Galeria Rua – 17min // Direção Jonathan Dourado // Produção coletivo VDC

.

29/06 Filme 1: Rio Poti sob o Olhar dos Pescadores -12 min // Direção: Raiana Albuquerque

Filme 2: Mar Vermelho – 7 min // Direção: Tássia Araujo

Filme 3: O Depoimento – 7 min // Direção: Tássia Araujo

Fonte: entrecultura.com.br/2019/06/04/cine-dialogo-no-mes-de-junho-museu-do-piaui-recebe-ciclo-de-filmes-sobre-direito-a-cidade