Smart TV: vale a pena investir em uma TV 8K?

Elas estão em destaque em todas as lojas e sites das marcas de eletrônicos. São a grande evolução na qualidade da imagem. Porém, ainda são as TVs mais caras. Por isso, o Shoptime discute se vale a pena investir em uma Smart TV 8K.

Monitores HD (High Definition, ou alta definição) possuem 1280×720 pixels, ou 720p. Telas Full HD têm o dobro da resolução, 1920×1080 linhas verticais, ou 1080p. As TVs 4K tem qualidade quatro vezes maior, com 3840×2160 pixels.

Por fim, chegaram ao mercado as Smart TVs 8K, com resolução mínima de 7680×4320 pixels e qualidade oito vezes maior do que a medida do Full HD.

Essa diferença indica imagens muito mais detalhadas e realistas, em termos de definição, cores e movimento. A superioridade é sutil em monitores menores, mas percebida com mais clareza nas telas grandes.

Em uma pesquisa realizada por marcas como LG, Pixar, Warner Bros. e a Sociedade Americana de Cinematógrafos (ASC), foi possível notar que os clipes em 8K foram mais elogiados quando as imagens tiraram proveito de características específicas, como cor e movimento. Um trecho em 8K da animação "Vida de Inseto" foi um dos clipes que acabaram com avaliação melhor do que a versão em 4K.

Qualidade premium

A maioria das marcas que lançou Smart TVs 8K apresenta produtos com tamanho acima de 60 polegadas, onde essa qualidade pode ser notada mais facilmente. Uma tela de 80 polegadas e resolução 8K, por exemplo, vai ter uma imagem mais definida em relação ao 4K, em razão da densidade de pixels do display.

Os fabricantes indicam que os processadores utilizados nesses equipamentos são mais poderosos e contam com recursos de inteligência artificial avançada, para que o upscaling (a melhora das imagens de menor resolução via software) seja bem superior, para entregar resultados surpreendentes mesmo para vídeos Full HD.

Essas TVs costumam ser as mais caras de suas linhas e congregam novas tecnologias de tela, como os mini LEDs e display OLED. Os modelos disponíveis no mercado não são mais a primeira geração da tecnologia e ganharam inovações interessantes. Além dos processadores mais modernos, também trazem mais opções de conexão, inovações em sistema de som e taxa de atualização de, pelo menos, 120hz.

Por essas razões, as Smart TVs 8K podem ser um investimento interessante para aficionados por cinema, games e esportes, em especial, pelo processamento e upscaling das imagens.

Conheça os lançamentos em Smart TVs no Shoptime. Baixe o app Shoptime para receber ofertas exclusivas e para acompanhar a sua entrega, além de outras vantagens.

Fonte: www.techtudo.com.br/noticias/2021/09/smart-tv-vale-a-pena-investir-em-uma-tv-8k.ghtml