Ratos enviados para o Espaço regressam com mais músculos

Um dos maiores desafios colocados por viagens de longa duração pelo Espaço está relacionado com a forma como a microgravidade afeta o corpo humano. Nos estudos feitos em astronautas regressados à Terra depois de estadias na Estação Espacial Internacional verificou-se perda de massa muscular, uma questão que precisa ser resolvida antes que se comecem a fazer viagens pelo Espaço profundo.

De acordo com um estudo publicado no ficamos sabendo que um grupo de cientistas procurou testar uma forma de prevenir a perda de massa muscular. Para isso, os investigadores enviaram a bordo de um foguete da SpaceX para o Espaço em 2019 um conjunto de ratos divididos em três grupos.

O primeiro grupo de ratos foi injetado com genes para maximizar massa muscular antes da viagem, o segundo grupo recebeu a mesma injeção durante a estadia no Espaço e o terceiro não recebeu qualquer tipo de injeção.

É com estes ratos de volta à Terra que os investigadores conseguiram observar alterações. Enquanto os ratos do primeiro grupo regressaram com massa muscular idêntica à que tinham no início da viagem, os exemplares do segundo grupo regressaram com mais músculos e, por último, os ratos do terceiro grupo perderam 18% dos seus músculos.

Ainda que seja um estudo apenas com ratos, as conclusões podem ajudar os pesquisadores a criarem estratégias para impedirem que os astronautas sejam afetados negativamente pela viagem a nível físico.

Fonte: www.noticiasaominuto.com.br/tech/1644025/ratos-enviados-para-o-espaco-regressam-com-mais-musculos