O que é gameplay? Entenda significado e como gravar jogos no PC

Gameplay pode ser traduzido literalmente como "jogabilidade" e nada mais é do que um vídeo de uma pessoa jogando, geralmente veiculado através de plataformas como YouTube, Twitch e Facebook Gaming. É possível capturar seus próprios vídeos utilizando o seu smartphone, PC ou o próprio console. As gameplays podem ser gravadas e editadas ou, até mesmo, funcionar no formato de transmissão ao vivo, como as famosas lives ou streams. Esses vídeos de jogos já são parte de um formato bastante consolidado e, segundo dados oficiais do YouTube, mais de 100 bilhões de horas foram assistidas em 2020. Confira a seguir algumas dicas e etapas que podem ajudar a dar o primeiro passo na gravação de gameplays no seu PC.

FIFA 22 ganha trailer de gameplay; veja mudanças no lançamento

Gameplays são vídeos de jogabilidade de games e podem ser feitos pelo PC, smartphone e console — Foto: Reprodução/Premium Beat

Como gravar gameplays no celular em 60FPS? Confira dicas no Fórum do TechTudo

A primeira etapa na produção de uma gameplay é definir qual jogo você deseja gravar. Para tomar essa decisão é preciso fazer um pergunta: qual é o seu objetivo. Se você deseja apenas se divertir com seus amigos, aposte em jogos que você gosta de jogar, independente do título. Agora, se o seu intuito é monetizar o conteúdo e profissionalizar a produção, pode ser interessante realizar uma breve pesquisa de mercado.

Dedique algum tempo à busca por games que interessem ao público. Jogos com narrativas inovadoras ou gráficos interessantes podem ser uma boa oportunidade para atrair visualizações. Porém, evite os títulos já saturados no mercado, pois a grande oferta de vídeos pode dificultar a chegada do público até você.

Existem alguns programas que você pode utilizar para gravar a tela do jogo ou ainda transmitir ao vivo. Uma das melhores opções disponíveis gratuitamente é o OBS Studio, um aplicativo leve, intuitivo e de fácil uso. Além de gravar a tela do PC, ele também permite adicionar a sua câmera, microfone, texto, formas e outros componentes que podem ser ativados através de aplicativos externos desenvolvidos para uso no OBS. Confira, a seguir, como baixar e instalar o OBS Studio.

Passo 1. Acesse a página do OBS Studio no TechTudo, selecione sua plataforma e clique em “Baixar”;

O link para download do software está disponível na página do OBS Studio no TechTudo — Foto: Reprodução/Nalu Dias

Passo 2. Na página oficial do OBS Studio, selecione a opção “Download Installer” e, ao término do download, execute o arquivo;

Selecione o seu sistema operacional antes de realizar o download do OBS Studio — Foto: Reprodução/Nalu Dias

Passo 3. Siga o passo a passo indicado no instalador do OBS Studio para que o programa seja instalado corretamente;

Siga atentamente o passo a passo para a instalação do OBS Studio — Foto: Reprodução/Nalu Dias

Passo 4. Por fim, selecione a opção “Launch OBS Studio” e finalize o instalador. O aplicativo abrirá automaticamente.

Para executar automaticamente o OBS Studio após terminar a instalação basta deixar a opção "Launch OBS Studio" marcada — Foto: Reprodução/Nalu Dias

Antes de colocar o seu vídeo no ar é importante configurar cada detalhe da sua gameplay. Não é preciso comprar equipamentos como câmeras profissionais ou microfones de primeira linha, mas é necessário ajustar o OBS Studio para funcionar da melhor maneira possível com as ferramentas disponíveis. Veja como configurar a câmera, microfone e captura de tela através do tutorial já produzido pelo TechTudo.

Não é preciso uma máquina superpotente para produzir a sua própria gameplay, mas é importante ter alguns requisitos mínimos para rodar o jogo e a gravação de forma simultânea sem grandes problemas. Para rodar o OBS Studio, por exemplo, é necessário que o seu PC esteja equipado com Windows 8 ou versões mais recentes do sistema operacional, além de possuir placa gráfica com suporte para o DirectX 10.1.

Segundo o site LifeWire, também é interessante que seu PC tenha no mínimo de 4 a 8GB de RAM para que os programas consigam ser executados de forma contínua. Ainda é possível conferir as especificações e configurações mínimas e recomendadas para cada jogo em sua página nas lojas de games, como Steam e Epic Games Store.

Aparecer em uma transmissão ao vivo pode ser um grande desafio: é preciso ter uma boa rede de Internet, superar a timidez e ainda conseguir realizar a tarefa proposta na ocasião. Mas, para fazer uma gameplay, não é necessário fazer no formato de live, sendo possível gravar o material e editar posteriormente, publicando apenas a versão com a qual você se sentir confortável.

Há uma série de programas de edição de vídeo com planos gratuitos, como o Filmora e o Lightworks. Já para áudio, uma boa opção gratuita é o Audacity, que possibilita o tratamento do material produzido antes da postagem, criando ainda a possibilidade de inserções animadas, memes e outros artifícios audiovisuais.

Com informações de Premium Beat, LifeWire, VentureBeat e YouTube Official Blog.

OBS Studio: tutorial de como configurar e usar o chat box Cinco programas grátis para editar vídeo no computador Como usar o Audacity? | Dicas e Tutoriais

Fonte: www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/2021/08/o-que-e-gameplay-entenda-significado-e-como-gravar-jogos-no-pc.ghtml