Google Workspace é liberado para usuários com contas grátis

O Google Workspace, suíte de apps de produtividade do Google, passa a ser acessível por qualquer usuário que possua uma conta grátis. O anúncio, que também revelou a disponibilidade geral do Google Chat, foi feito nesta segunda-feira (14) pela gigante das buscas em um comunicado. A empresa continuará oferecendo planos pagos para usuários que desejem mais armazenamento, e revelou ainda uma modalidade individual que estará disponível em breve no Brasil.

O Workspace é uma plataforma mais completa que as versões comuns de serviços como Gmail, Docs e Chat, oferecendo uma integração maior entre serviços e até a habilidade de uso de múltiplos recursos ao mesmo tempo dentro de apenas uma aba do navegador. Interessados em usar o Worskpace devem acessar as configurações do Gmail e ativar o Google Chat: a medida desativa o antigo Hangouts e migra todos os serviços conectados da conta para a nova suíte.

Google Workspace passa a ser gratuito para todos os usuários — Foto: Filipe Garrett/TechTudo

Como colocar texto em duas colunas no Google Docs? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo

Quem resolver experimentar a novidade pode ter alguma dificuldade em notar as mudanças de cara, já que a interface gráfica do Gmail e dos apps que formam o Docs é a mesma. A exceção é o Google Chat, que, para quem não está acostumado, tem um aspecto um pouco diferente no painel lateral do Gmail, quando comparado ao Hangouts.

O que muda de fato é a oferta de recursos mais avançados, como a habilidade de apresentar documentos gerados por Docs, Planilhas e Apresentações direto em chamadas via Meet, mencionar e coordenar tarefas de contatos usando marcações com "@", além de sugestões inteligentes para e-mails e documentos em geral.

O Google também anunciou novidades para o Google Chat e o Google Meet. O Chat terá uma interface centralizada própria para conteúdo, batizada de Spaces, enquanto que o Meet fica mais parecido com o Zoom, com novos recursos de moderação para salas e calendário.

Novo plano Individual ainda não aparece na versão brasileira do serviço — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Embora o Workspace se torne gratuito e acessível para todos, o Google continuará oferecendo planos pagos para clientes que precisem de mais espaço de armazenamento no Google Drive e de funções ainda mais completas. O programa mais barato é o novo Workspace Individual que, no exterior, sai por US$ 7,99 ao mês (R$ 40,58, em conversão direta).

Segundo o Google, o Brasil é parte do grupo de países que estreia o novo programa de assinatura individual em breve. Entretanto, a nova modalidade de assinatura ainda não consta no cardápio de seleção de planos do Workspace.

Com informações de Google, 9to5Google, Engadget, The Verge e TechCrunch

Como fazer gráfico no Google Planilhas O que é Figma? Quatro perguntas sobre como usar o site

Veja também: Google Maps tem funções inusitadas que podem facilitar sua vida

Google Maps tem funções inusitadas que podem facilitar sua vida
Google Maps tem funções inusitadas que podem facilitar sua vida

Google Maps tem funções inusitadas que podem facilitar sua vida

Fonte: www.techtudo.com.br/noticias/2021/06/google-workspace-e-liberado-para-usuarios-com-contas-gratis.ghtml