Geladeira smart: conheça os modelos inteligentes

As geladeiras inteligentes são os eletrodomésticos topo de linha das marcas para compor uma cozinha smart. Por isso, seu preço ainda é alto e não há grande variedade de modelos. O Shoptime explica as diferenças entre as principais opções disponíveis no mercado nacional.

Enquanto o consumidor ainda encontra refrigeradores tradicionais com uma porta e em formato duplex, as geladeiras inteligentes só estão disponíveis, basicamente, nos modelos Inverse/Bottom Freezer, Side by Side e French Door.

Geladeiras Inverse ou Bottom Freezer: são os aparelhos invertidos. São mais ergonômicas, uma vez que têm os compartimentos e prateleiras do refrigerador ao nível dos olhos, enquanto o freezer fica na parte de baixo. Além do acesso mais fácil às partes mais utilizadas, isso minimiza o tempo de porta aberta e do ar frio escapando. O tamanho do freezer varia, mas costuma ser maior do que nas geladeiras duplex tradicionais.

Geladeiras Side by Side ou French Door: são os equipamentos que contam com portas verticais paralelas na composição freezer/refrigerador ou com portas duplas de refrigerador em cima, sobre uma porta ou gavetão de freezer. Esses aparelhos são os maiores modelos do mercado, bastante imponentes e que ocupam um bom espaço da cozinha, com capacidade de 400 a 800 litros.

Conectividade

A conectividade com a internet, via Wi-Fi doméstico, é a característica principal das geladeiras inteligentes, o que permite a operação e monitoramento por aplicativo para smartphone ou tablet. Além disso, elas oferecem integração com outros dispositivos smart e com assistentes virtuais, como o Google Assistente e a Siri.

Dependendo do sistema, as próprias geladeiras inteligentes podem se tornar um hub da casa conectada e controlar outros aparelhos, como máquina de lavar, ar-condicionado, lâmpadas e smart speakers. Isso é comum nos equipamentos com tela na porta.

Entre os recursos encontrados em geladeiras smart, estão um controle mais preciso da temperatura interna, inclusive, com possibilidade de criar zonas de refrigeração diferenciada.

Pelo app no celular, é possível fazer alterações de refrigeração, acionar funções especiais e receber alertas, como aviso de porta aberta, aumento de temperatura ambiente ou necessidade de manutenção.

Outros recursos

Esses equipamentos possuem sensores mais modernos para monitorar tanto a refrigeração interna como a temperatura externa, para que os aparelhos trabalhem com maior eficiência e menor consumo de energia.

Isso inclui a aplicação da tecnologia Inverter nos equipamentos, que evita o "liga-desliga" do motor e busca manter o funcionamento constante, evitando picos de consumo de energia. A promessa é de reduzir o gasto do equipamento na conta de luz em mais de 50%.

Além do controle da refrigeração e da umidade interna, para preservar melhor os itens armazenados, há modelos com luzes e filtros especiais para ação antibacteriana, ou que simulam a luz solar, para que frutas e vegetais mantenham o frescor.

Outros modelos trazem recursos como modo Compras (para refrigerar os itens que acabaram de chegar do mercado), Festa (para manter a refrigeração alta, esperando muito abre e fecha do equipamento), Turbo Freezer, refrigeração rápida de bebidas, alerta de porta aberta e modo Férias (para reduzir o consumo com a família viajando).

Algo essencial a procurar antes de fazer sua escolha é a tecnologia Frost Free, em que não é necessário fazer nenhum degelo.

Aproveite as informações para visitar o Shoptime e fazer sua escolha, entre centenas de opções de geladeiras e tudo mais que sua casa precisa.

E não deixe de aproveitar o Festival São João Shoptime. Durante todo o mês de junho, tem ofertas com até 60% de desconto e até 20% de cashback. Confira!

Fonte: www.techtudo.com.br/noticias/2021/06/geladeira-smart-conheca-os-modelos-inteligentes.ghtml