Fogão smart: quais modelos vamos ver nas cozinhas brasileiras?

Muito em breve, as cozinhas das casas brasileiras poderão receber fogões, cooktops e fornos inteligentes. Esses eletrodomésticos já foram lançados por diversas marcas no Exterior, com recursos de conectividade e inovações que os deixam mais eficientes e econômicos. O Shoptime fala um pouco sobre esse segmento a seguir.

Mercados como os Estados Unidos e o Canadá possuem mais opções de equipamentos smart já à disposição dos consumidores. Por lá, os fogões inteligentes são os lançamentos topo de linha das principais marcas de eletrodomésticos e o preço acompanha a novidade: eles costumam ser os mais caros de seu segmento.

Encontramos modelos de grandes marcas em praticamente todos os formatos: fogão de piso e de embutir, cooktop, forno a gás e elétrico.

A maioria dos fogões disponíveis são eletrodomésticos grandes, de 5 ou 6 bocas, e desenhados para integrar cozinhas espaçosas, como parte de marcenaria planejada ou no piso.

Mesmo que tenham operação totalmente digital, existem muitos modelos a gás, com queimadores e forno similares aos que encontramos aqui no Brasil. Também há os modelos mistos, que contam com queimadores a gás e forno elétrico; e ainda os fogões totalmente elétricos, com mesa vitrocerâmica e contatos de indução e forno elétrico. Algumas opções contam com dois fornos, para fazer preparos de temperaturas diferentes ao mesmo tempo.

Nos fogões a gás do mercado norte-americano, é muito comum encontrar uma configuração que começa a ser vista por aqui também: queimadores de tamanhos diferentes com chama dupla, tripla e quadrichama, todas de alta performance, para preparos que exigem proporções diferentes de calor.

Eles costumam trazer uma boca quadrichama em destaque, ocupando o espaço de dois queimadores pequenos, perfeita para ferver água, realizar preparos de cozimento com fogo alto em panela grande ou para instalar uma chapa e grelhar carnes. Acompanham esse tipo de fogão as trempes de ferro, mais pesadas e reforçadas, o que dá ao eletrodoméstico um visual mais industrial, em oposição ao painel digital e touchscreen.

As opções de cooktop smart se concentram nos modelos por indução, totalmente elétricos. O mesmo acontece com fornos inteligentes: a maioria é de aparelhos elétricos e bem modernos, com opções de convecção, grill e até de airfryer.

Qual a vantagem?

Os principais diferenciais dos fogões, fornos e cooktops smart é a conectividade com a Internet, que permite seu comando por celular ou tablet com o aplicativo do fabricante instalado, e também as inovações em eficiência, economia e segurança.

A conectividade com o Wi-Fi doméstico permite aos moradores monitorar todo o funcionamento, o consumo de energia e gás, os preparos ou verificar se você esqueceu o forno ligado, podendo desligá-lo de onde estiver. Ou ainda deixar uma receita preparada e ligar o forno à distância, para chegar em casa com uma refeição pronta para servir.

Há modelos que contam com câmera interna no forno, para verificar o andamento do preparo sem precisar abrir a porta ou nem mesmo ir até a cozinha. O usuário recebe alertas no celular da programação e timer ou de "presença requisitada", por exemplo.

Os fogões inteligentes também podem ser integrados aos assistentes virtuais, como Google Assistente e Bixby, para que o usuário possa dar comandos de voz ao equipamento – mesmo que os mais simples, como regular a temperatura, ligar ou desligar – enquanto estiver com as mãos ocupadas com outros afazeres.

Fogões, fornos e cooktops smart oferecem comandos digitais, sensores mais modernos e regulagem mais precisa da temperatura no forno, das bocas ou contatos, no caso dos aparelhos por indução.

Em combinação com uma construção mais moderna e novos materiais, os aparelhos são mais eficientes e apresentam menor desperdício de calor. Os preparos são feitos mais rapidamente e com menos consumo de energia e gás.

As marcas anunciam a utilização de materiais tecnológicos no interior do forno e no tampo, mais resistentes e mais fáceis de limpar, incluindo tratamentos que fazem ação antibacteriana e anti-odor.

Por fim, esses equipamentos smart primam por aumentar a segurança doméstica. Fogões, cooktops e fornos smart contam com sensores e recursos para avisar de problemas, como fumaça ou alimento derramado, por exemplo, além das funções de cortar o gás, que já encontramos em eletrodomésticos mais simples.

Visite o Shoptime para conhecer novos modelos de fogões e conferir as novidades em eletrônicos e eletrodomésticos em promoção.

Aproveite a Liquida Shoptime, com ofertas de até 70% de desconto. Você pode comprar pelo site ou baixar o app Shoptime, que tem vantagens exclusivas e permite acompanhar a sua entrega.

Fonte: www.techtudo.com.br/noticias/2022/01/fogao-smart-quais-modelos-vamos-ver-nas-cozinhas-brasileiras.ghtml