Como funciona a tecnologia da airfryer

Você sabe como funciona uma airfryer? Qual é a tecnologia por trás das fritadeiras elétricas, que prometem cozinhar alimentos de forma mais saudável e sem utilizar óleo ou gorduras? O Shoptime explica a seguir.

As airfryers são um tipo de forno portátil e fechado, equipado com uma resistência de aquecimento e uma ventoinha. A maioria dos modelos tem uma bandeja funda com alça e um cesto com furinhos, onde se coloca os alimentos, mas há opções de maior capacidade com portinha e prateleiras deslizantes, parecidas com um forno elétrico.

Os comandos costumam ser simples, com timer e regulagem de temperatura, de 80°C a 200°C, aproximadamente. Algumas airfryers com painel digital possuem operações automáticas por tipo de preparo: batata frita, frango, legumes, salgadinhos congelados, etc.

Ao girar o timer ou ligar o aparelho, o ar quente vai circular em alta velocidade, cozinhando os alimentos mais rapidamente do que um forno a gás ou elétrico. Em razão das saídas de ar quente e da circulação de ar, é melhor utilizar a fritadeira elétrica em bancadas ou em cima da pia, evitando mantê-la dentro de armários ou nichos quando ligada.

Sem óleo, se você quiser

A alta temperatura da airfryer costuma provocar um efeito similar a fritar os alimentos em óleo quente, deixando a casquinha dos empanados mais crocante ou entregando batatas fritas macias por dentro e sequinhas por fora.

E como não utilizam óleo para chegar a esse efeito, as fritadeiras elétricas são consideradas aliadas de quem procura uma alimentação mais saudável. Porém, alguns preparos ficam melhores com uma pincelada de óleo, azeite ou manteiga, para que os alimentos fiquem mais dourados e crocantes. São truques que você aprende com a prática.

Além de batata frita, é possível preparar legumes, carnes, frango, peixes, pão de queijo, suflê, almôndegas, salgadinhos, hambúrguer, tortas e até mesmo sobremesas, como muffins, mini-bolos, churros e pudins.

Dá até para fazer pastel na airfryer. Assista aqui:

Para suflês, tortas, sobremesas e outros preparos mais líquidos, é preciso utilizar uma mini-assadeira, incluída com alguns modelos, que é encaixada dentro do cesto perfurado.

Consumo e tamanhos

De acordo com os fabricantes, as airfryers são projetadas para funcionar com alta eficiência energética. A maior parte dos modelos disponíveis no mercado nacional têm potência entre 1.200 e 2.000W, sendo que a maioria fica na média dos 1.500 watts. Para comparação, uma panela elétrica com grill funciona com 1.200W, enquanto um forno elétrico de embutir tem 4.500W de potência.

Para quem mora sozinho ou para casais, uma airfryer de 2 a 2,5 litros é suficiente para preparar quantidades de batatas fritas, coxinhas de frango, pães de queijo e outros pratos indicados para uma refeição.

Para três ou quatro pessoas, um aparelho na faixa dos 3 a 3,5 litros pode atender bem, dependendo da demanda e da frequência de convidados.

Para famílias com mais de quatro pessoas, o ideal é comprar uma fritadeira elétrica com mais de 4 litros de capacidade. Isso vai ajudar a preparar porções maiores com praticidade no dia a dia e também nos dias de festa.

E existem as airfryers oven, eletrodomésticos maiores com formato mais parecido com um forno elétrico tradicional. Elas têm capacidade entre 8 e 12 litros e vêm com duas ou três grades para assadeiras, ao invés do cesto. Dependendo do modelo, é possível até mesmo assar uma peça de costela.

Como ela é muito útil para preparos práticos e também para quem está começando a cozinhar, separamos sete motivos para você comprar a sua airfryer. Leia mais aqui.

Visite o Shoptime para conhecer os modelos de airfryer e pesquisar os eletrodomésticos em oferta. Baixe o aplicativo Shoptime no seu smartphone para ter descontos exclusivos e acompanhar as suas entregas, além de outras vantagens.

Fonte: www.techtudo.com.br/noticias/2022/05/como-funciona-a-tecnologia-da-airfryer.ghtml