Como calcular BTUs? Veja o que considerar para ter o ar-condicionado ideal

Ao comprar um ar-condicionado, é importante saber quantos BTUs serão necessários para resfriar e climatizar o cômodo em que o modelo será instalado. Essa é uma unidade de medida térmica usada pela indústria e que define a capacidade que um aparelho tem de refrigerar um ambiente: quanto maior o BTU, mais potente é o dispositivo.

Entretanto, simplesmente comprar o ar-condicionado mais potente possível não é a melhor saída para todos os casos. Um aparelho muito forte para um espaço pequeno pode representar consumo excessivo de energia elétrica. Com a capacidade certa, o dispositivo pode climatizar o local gastando – e custando – muito menos. Veja a seguir alguns pontos que precisam ser considerados para calcular a potência ideal do seu novo ar-condicionado.

Ar-condicionado Inverter: saiba o que é e como funciona a tecnologia

Calcular o BTU ideal antes de comprar um novo ar é importante para refrigerar bem o ambiente – e não gastar energia além do necessário — Foto: Divulgação/LG

O principal fator na conta é a área total do ambiente que você deseja climatizar. Quanto maior a área, naturalmente, maior será a exigência sobre o aparelho de ar-condicionado para refrigerar todos os espaços. Um modelo de 12.000 BTUs, por exemplo, deve funcionar bem em espaços de ate 20 m², enquanto opções menos potentes, de 9.000 BTUs, podem ser suficientes para quartos de até 15 m².

Se você tem dúvidas, é fácil descobrir a área do cômodo. Imagine visualizar o espaço de cima, enxergando o piso como uma forma geométrica: geralmente um retângulo ou quadrado. Agora, com uma fita métrica, basta medir dois lados que se encontram em vértice e multiplicá-los para descobrir a área total em metros quadrados.

Entender o espaço que você tem é fundamental para escolher um aparelho de ar-condicionado confiável — Foto: Divulgação/Consul

Eletrônicos, como televisores, roteadores, aparelhos de som, consoles e mesmo lâmpadas precisam ser considerados no cálculo porque, ao funcionar, esses equipamentos dissipam calor no ambiente. Se você não levar em conta essa quantidade de ar quente em circulação no cômodo, seu ar-condicionado pode ser insuficiente para climatizar o cômodo de forma eficaz.

Antes de calcular, conte quantos são os dispositivos eletrônicos presentes no ambiente para que o seu resultado final considere o efeito que eles terão quando o ar estiver funcionando. Além da presença dos aparelhos, você também deve levar em conta o número de pessoas no cômodo. Isso se dá pelo mesmo motivo: assim como eletrônicos, nós também liberamos calor.

Outro detalhe importante é lembrar que janelas, mesmo quando fechadas, podem ter impacto na temperatura do ambiente. Elas permitem a entrada de luz solar no ambiente, o que pode aquecer a área a ser refrigerada. Além disso, as estruturas não são completamente vedadas e vão permitir algum fluxo de ar.

Aparelhos de ar de uso mais casual serão menos exigidos — Foto: Divulgação/Samsung

Se ligar o ar é algo circunstancial, apenas para refrigerar um cômodo na hora de ver um filme ou deixá-lo ligado na hora de dormir em dias mais quentes, uma unidade com potência mais baixa pode ser o suficiente para as suas necessidades. Mas, caso a necessidade seja mais intensa, como em um escritório com mais pessoas circulando e uso contínuo do aparelho, vale a pena pensar em modelos mais robustos para dar conta do recado.

Sites de fabricantes, como Gree, LG, Midea, Samsung, além de lojas especializadas nesse tipo de produto, oferecem calculadoras online automáticas para que você mesmo faça a conta e defina uma margem segura de BTUs para sua casa. Ferramentas do tipo ficam disponíveis também em aplicativo.

Embora variem um pouco na sua estrutura, essas calculadoras online irão solicitar dados que já discutimos nos pontos anteriores: área do cômodo, presença de janelas, quantidade de pessoas e eletrônicos, entre outros fatores.

Com informações de CoolBreezecs, NewAir e CompactAppliance

Saiba mais Ar-condicionado deixa o ambiente úmido? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo Ar-condicionado Wi-Fi da LG vs Midea: compare preço e ficha técnica Ar-condicionado Wi-Fi vale a pena? Veja prós e contras antes de comprar

Fonte: www.techtudo.com.br/listas/2021/06/como-calcular-btus-veja-o-que-considerar-para-ter-o-ar-condicionado-ideal.ghtml