Cinco vantagens de Valorant em relação ao concorrente CS:GO

Valorant é o jogo de tiro em primeira pessoa produzido pela Riot Games e disponível para download grátis no PC. Muito comparado a Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), o título aposta em um sistema de agentes, mais ou menos como o visto em Overwatch, e tem foco na gameplay competitiva. Veja, a seguir, a lista preparada pelo TechTudo sobre as principais vantagens de Valorant em relação ao CS:GO.

Os dois games podem ser baixados gratuitamente para PC. O Valorant conta com um launcher próprio (similar ao do League of Legends), e o Counter-Strike: Global Offensive está disponível diretamente no Steam. Veja os requisitos mínimos para jogar Valorant e os requisitos do CS:GO.

Veja jogadores profissionais de CS:GO que migraram para o Valorant

1 de 6 Cinco vantagens de Valorant em relação ao concorrente CS:GO — Foto: Divulgação/Riot Games

Cinco vantagens de Valorant em relação ao concorrente CS:GO — Foto: Divulgação/Riot Games

Quer comprar jogos, consoles e PC's com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O Counter-Strike: Global Offensive diferencia os jogadores somente pelo time e armas carregadas. Por outro lado, Valorant tem um sistema de classes mais profundo, que permite a montagem de composições (ou "comps") de equipes com estratégias bem definidas, valorizando os pontos fortes de cada usuário.

2 de 6 Habilidades especiais e diferentes classes são vantagem de Valorant na comparação com CS:GO — Foto: Divulgação/Riot Games

Habilidades especiais e diferentes classes são vantagem de Valorant na comparação com CS:GO — Foto: Divulgação/Riot Games

Esse modelo é possível graças às habilidades únicas de cada personagem, que impactam o jogo de maneiras diferentes. É possível usar armadilhas, bloqueios de passagem, granadas de fumaça e explosões com dano em área, além de outros efeitos. Isso, aliado à variedade de armamentos disponíveis, torna as partidas um verdadeiro jogo de xadrez, que requer a neutralização dos oponentes.

A Riot Games sempre levou a proteção contra trapaças muito a sério em seus jogos. Em Valorant, a história segue a mesma. Já em sua versão beta, o game veio acompanhado de um sistema anti-cheat bastante potente. A robustez do software chegou a incomodar alguns jogadores, que o acusavam de ser "invasivo demais".

3 de 6 Valorant conta com um sistema anti-cheat poderoso, para evitar trapaças — Foto: Divulgação/Riot Games

Valorant conta com um sistema anti-cheat poderoso, para evitar trapaças — Foto: Divulgação/Riot Games

O fato é que tanto cuidado com o uso de truques e trapaças faz do Valorant um jogo mais confiável para se jogar, enquanto Counter-Strike: Global Offensive segue sofrendo com hackers e softwares proibidos durante as partidas. Esses mecanismos de cheats afetam não apenas o cenário competitivo do jogo, como também a comunidade casual, que pode encontrar cheaters em suas sessões.

Counter-Strike é um sucesso entre os fãs brasileiros de jogos desde o boom das lan houses no final dos anos 90. Essa popularidade, no entanto, não significa que o game de tiro da Valve seja exatamente fácil de jogar ou simples de compreender. Passadas duas décadas de seu lançamento, ainda é difícil controlar o temperamento de armas mais agressivas, ou mesmo entender as estratégias e caminhos para seguir nos mapas.

A Riot Games optou por uma experiência mais simples em Valorant, que torna o FPS mais amigável para novatos no gênero. Padrões de recuo das armas são mais fáceis de entender e dominar, e o design dos mapas cria confrontos mais acessíveis entre os times. Isso não significa que o jogo seja fácil, mas sim que sua curva de aprendizado tem suavidade para novos jogadores.

4 de 6 Valorant tem mapas e gameplay mais simples, o que ajuda novatos no game — Foto: Divulgação/Riot Games

Valorant tem mapas e gameplay mais simples, o que ajuda novatos no game — Foto: Divulgação/Riot Games

Games dublados em português são cada vez mais populares por aqui. Seguindo o padrão visto em seus outros títulos, a Riot fez um bom trabalho de adaptação do Valorant para o mercado brasileiro, com personagens cheios de carisma, além de menus e textos completamente localizados.

A mesma característica, no entanto, não pode ser dita sobre Couter-Strike: Global Offensive, que, embora tenha sido lançado em 2012, nunca recebeu uma atualização com vozes em português. A ausência da dublagem não chega a atrapalhar nas partidas, mas certamente seria um toque a mais para cativar o público brasileiro.

5 de 6 Valorant conta com dublagem em português do Brasil — Foto: Reprodução/Murilo Molina

Valorant conta com dublagem em português do Brasil — Foto: Reprodução/Murilo Molina

Tick rate é a velocidade em que o servidor do game se comunica com o computador do jogador para atualizá-lo sobre todos os eventos que estão acontecendo no jogo (tiros disparados, dano recebido, movimentação dos personagens, entre outros). Apesar de bastante técnica, essa medida afeta bastante a jogabilidade, já que garante respostas muito mais ágeis.

Valorant conta com servidores de 128-ticks, enquanto os de CS:GO operam com a metade, 64-ticks. Em resumo, isso significa que o FPS da Riot é capaz de atualizar o status da partida 128 vezes por segundo, enquanto seu concorrente faz o update 64 vezes no mesmo período de tempo.

Vale notar que o CS:GO tem suporte a servidores de 128-ticks, mas estes costumam ser pagos, como Esea e Faceit. Por conta disso, Valorant é uma escolha melhor para jogadores muito exigentes, que podem ter o melhor desempenho nos servidores padrão da Riot.

6 de 6 Atualização rápida de servidor é vantagem nos combates de Valorant — Foto: Divulgação/Riot Games

Atualização rápida de servidor é vantagem nos combates de Valorant — Foto: Divulgação/Riot Games

*Esse conteúdo faz parte do projeto Guia Valorant, patrocinado pela Riot.

Qual é o melhor jogo de tiro na sua opinião? Comente no Fórum TechTudo

Saiba Mais

Fonte: www.techtudo.com.br/listas/2020/10/cinco-vantagens-de-valorant-em-relacao-ao-concorrente-csgo.ghtml

Coronavírus em Tempo Real