Cinco programas para ver temperatura do PC

Programas para ver temperatura do PC são importantes para monitorar a saúde do computador. Softwares gratuitos como HW Monitor, HWiNFO e Core Temp têm a capacidade de medir a temperatura interna da máquina, informação útil na hora de diagnosticar problemas de performance. Se o PC esquentar demais, o sistema pode travar e provocar tela azul, por exemplo. Em casos extremos, o calor excessivo pode danificar irreparavelmente componentes sensíveis da máquina.

Não é preciso ter intimidade com as minúcias do funcionamento do computador para usar os softwares de medição de temperatura. Fáceis de usar, eles fornecem recursos como listar leituras de temperatura em tempo real e registrar históricos de mínimas, médias e ao longo do tempo. O TechTudo preparou uma lista com cinco softwares gratuitos que permitem ver a temperatura do PC em tempo real.

Programas para ver temperatura do PC permitem diagnosticar problemas de performance — Foto: Filipe Garett/TechTudo

Como impedir a temperatura do PC de subir? Participe no Fórum do TechTudo

O HWMonitor é um software usado para listagem de recursos de hardware. Além de mostrar todos os componentes do PC e suas especificações, o monitor consegue acompanhar dados em tempo real, como a temperatura de processador, discos e placas gráficas, além de sensores de ambiente usados para captar a temperatura média do computador.

HWMonitor é fácil de usar e mostra várias leituras de temperatura — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Simples de instalar e sem anúncios, o HWMonitor não requer muita habilidade para uso: é fácil encontrar informações de temperatura. Os componentes terão diferentes leituras, e o usuário pode visualizar essas aferições na estrutura que o app usa para listar dados. No exemplo, minimizamos os componentes e as informações, filtrando leituras de temperatura em destaque em colunas de tempo real (“value”), temperatura mínima registrada (“min”) e máxima (“max”).

Não há grandes diferenças entre os programas HWMonitor e Open Hardware Monitor: os dois softwares usam estruturas bem parecidas e se comportam da mesma maneira. O que os difere, na verdade, é o modelo de desenvolvimento: o Open Hardware é um app de código aberto, em que programadores interessados podem contribuir livremente com sugestões para aprimorar a experiência de uso da ferramenta.

Open Hardware tem funções similares ao HW Monitor — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Ao contrário do HWMonitor, o Open Hardware Monitor não mostra uma coluna dedicada aos valores mínimos por padrão. De resto, o programa é eficiente e simples de usar. O software sequer necessita de instalação, bastando descompactar o arquivo ".zip" para iniciá-lo.

Mais focado na aferição de temperaturas, o Core Temp dispensa recursos extras de listagem e acompanhamento do hardware. O programa consiste em um painel que mostra dados de ficha técnica do processador, além de acompanhar índices de performance e temperatura do computador em tempo real.

Core Temp é mais simples e monitora menos informações — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

O monitor apresenta valores em graus Celsius, além de indicar temperatura mínima e máxima do período. O Core Temp também adiciona ícones na bandeja do sistema para que o usuário possa acompanhar os valores sem a necessidade de abrir o aplicativo diversas vezes.

Mais uma opção de programa para ver temperatura do PC, o Real Temp não se desdobra em uma série de informações sobre as configurações do PC. O foco do software gratuito é mostrar temperaturas em uma interface fácil e simples. O aplicativo não requer instalação: basta descompactar a pasta com a ferramenta e usá-la.

Real Temp tem foco no processador do computador — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

A tela do programa é compacta e mostra a temperatura em tempo real com indicadores de valores mínimos e máximos. O Real Temp permite registrar logs dessas temperaturas ao longo do tempo e exibe, em um painel de informações no topo da interface, o modelo do processador e a carga de trabalho da CPU a cada instante.

Bastante completo e oferecido gratuitamente – tanto em versão com instalador quanto em versão portátil –, o HWiNFO oferece visualização ampla de todo hardware do computador. Em termos de temperatura do processador, o software lista medições individuais por núcleo. Isso significa que, se você tem um processador quad-core, por exemplo, poderá ver as medidas de temperaturas de cada um desses núcleos.

HWiNFO é uma opção bem completa e que também dispensa instalação — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

A medida considera valores em tempo real, anota mínimas e máximas, e também disponibiliza uma coluna com valores médios, interessante para quem deseja ter uma ideia da temperatura do PC ao longo de um intervalo de tempo. Ao contrário de programas mais simples apresentados na lista, como Core Temp e Real Temp, o HWiNFO também observa medições de sensores localizados fora do processador, permitindo monitorar temperatura de SSDs, placas de vídeo, placa-mãe etc.

Com informações de Software Testing Help

4 apps para limpar a memória do celular Como tirar print no Mac de quatro formas diferentes

Veja também: como aumentar o volume do PC

Como aumentar o volume do PC
Como aumentar o volume do PC

Como aumentar o volume do PC

Fonte: www.techtudo.com.br/listas/2022/01/cinco-programas-para-ver-temperatura-do-pc.ghtml