Celular: 10 dicas super úteis para cuidar bem do seu smartphone

O celular é um item de comunicação, entretenimento e uma ferramenta de trabalho para muita gente, além de ser um investimento alto, quando precisamos comprar um aparelho novo. Por isso, o Shoptime tem algumas dicas para você cuidar bem e estender a vida útil do seu smartphone.

1- Use capinha e película

Se a questão é aumentar a vida útil do celular, precisamos aceitar as capinhas, que vão evitar danos e telas quebradas quando o aparelho cair no chão. Procure uma case que proteja todos os lados do smartphone, incluindo os cantos da tela. Tem opções para todos os gostos e estilos.

Aproveite para colocar uma película de proteção na tela, para evitar riscos, arranhões ou problemas mais graves no display. As películas de vidro são as mais resistentes e não costumam prejudicar o funcionamento do touch screen.

2- Cuidado com o ambiente

Celulares não devem ficar em qualquer lugar. Não deixe o aparelho em cima da mesa de jantar ou do bar, para ninguém derramar bebida nele. No trabalho, garrafa de água e café devem ficar longe do celular, do teclado, do notebook e de qualquer outro eletrônico.

Cuidado com sol e calor: altas temperaturas danificam a bateria e outros componentes. Na piscina, praia ou parque, mantenha o aparelho protegido e atenção para ele não cair na areia.

E não deixe o aparelho carregando em cima de almofadas, do sofá ou da cama, pois os tecidos dificultam a troca de calor com o ambiente e ele vai esquentar mais.

3- Não leve o celular para o banho

Por mais que os aparelhos tenham proteção contra respingos ou possam ser mergulhados por alguns minutos, os especialistas recomendam não abusar da sorte. Não leve o celular para dentro do banheiro na hora do banho, pois a umidade pode causar danos em componentes, na bateria e na tela, além da porta de carregamento.

4- Use acessórios originais ou compatíveis

Carregador original oferece segurança, pois vem com padrão de voltagem e amperagem ideais para o aparelho. Se for comprar outro, escolha um original ou de marca reconhecida e com compatibilidade com seu aparelho. Existem fabricantes de acessórios que produzem carregadores tão bons quanto os que vêm com os celulares. Recomendamos apenas evitar os produtos sem marca.

5- Mantenha o sistema atualizado

As atualizações costumam trazer novidades em funções e no visual, mas também melhoram a eficiência e a segurança do sistema operacional. Tente manter tudo atualizado, incluindo também os aplicativos, dentro do possível para o seu aparelho.

E enquanto verifica as atualizações, aproveite para confirmar as senhas do sistema (iCloud para celulares da Apple e Google para aparelhos Android), backups e arquivos de segurança, para manter seu histórico caso perca o acesso ao aparelho.

Veja também os aplicativos mais úteis, como os serviços de transporte e carros particulares, e confirme se tem um cartão cadastrado ou crédito guardado, para chamar um táxi ou carro quando precisar. Se não utiliza o app faz tempo, entre agora para confirmar se está logado e não ser pego de surpresa em uma emergência.

6- Apague apps não utilizados

De tempos em tempos, faça uma verificação para desinstalar os aplicativos que você não utiliza. Eles ocupam espaço no armazenamento e podem causar lentidão no uso. Mantenha instalado o que é realmente importante e deixe sempre um pouco de espaço livre, para que o aparelho funcione com mais fluidez.

7- Procure uma assistência autorizada

Para defeitos surgidos dentro da garantia, não há dúvida: procure uma assistência autorizada e busque um conserto seguro. Muitas empresas nem fazem o reparo: com o problema confirmado, é entregue um novo aparelho ao consumidor.

Mesmo depois do período da garantia, procure uma autorizada para fazer orçamento de consertos. Muitas vezes, o preço nem é tão mais alto do que em outras assistências técnicas. Se optar por outra empresa, busque referências e recomendações.

8- Segurança em geral

Não fique de bobeira com seu celular na rua. Todo mundo conhece alguém que foi furtado e mal teve tempo de correr atrás do ladrão, tamanho o susto no momento. Evite também andar com o smartphone no bolso de trás da calça e em compartimentos de fácil acesso na mochila ou bolsa.

Em restaurantes, bares, praça de alimentação de shopping center, escola, faculdade e outros espaços públicos, nada de deixar o aparelho em cima da mesa.

Tenha sempre uma senha principal segura, além do desbloqueio facial ou por digital. E não deixe a senha anotada em um papelzinho dentro da capinha, por favor.

Utilize sempre a confirmação em duas etapas nos aplicativos que oferecem, como Whatsapp, Instagram, Facebook, Twitter, Gmail, etc.

Mantenha atualizado o app ou serviço do tipo Encontre meu celular ou Buscar, assim como os backups dos aplicativos que mais utiliza. Os sites são icloud.com/find para Apple e google.com/android/find para Android, acessados com a senha principal do sistema operacional.

Para se prevenir em caso de furto ou perda, você consegue bloquear o aparelho pelo IMEI, código único de 15 dígitos para cada smartphone. Ele é encontrado na caixa do aparelho, nos serviços de localização que citamos acima ou digitando *#06# no telefone, como se fosse fazer uma ligação. Salve esse código, anote em casa e mande-o por e-mail para você mesmo.

Se o smartphone foi furtado ou você perdeu sem chance de recuperá-lo, bloqueie o aparelho imediatamente, via operadora ou pelos serviços de localização, usando um computador ou celular de um amigo, para que ninguém tenha acesso a suas informações, contas e arquivos.

9- Cartão de crédito no celular

Uma boa dica para organizar seus gastos é ter um cartão de crédito virtual cadastrado nos apps de compras, delivery, transporte e no sistema de pagamento por aproximação do aparelho (Apple Pay, Google Pay ou Samsung Pay).

Com o aplicativo do banco ou do cartão instalado e autorizado (de preferência, com uma senha difícil ou com confirmação de duas etapas), você acompanha suas compras e controla seus gastos diariamente.

Além disso, caso seu celular seja roubado, você só cancela esse número com o banco para evitar compras não reconhecidas até o smartphone ser apagado, sem precisar cancelar seu cartão de crédito principal.

10 – Considere fazer um seguro

Existem diversas empresas e opções de seguro para smartphone, o que acaba sendo bastante interessante, especialmente, para quem tem um aparelho premium que custou caro. Além da garantia contra roubo ou furto, o seguro ainda pode cobrir alguns casos de acidentes, quebra de tela e outros problemas.

Visite o Shoptime para conhecer as novidades em celulares e acessórios. Baixe o app Shoptime para receber ofertas exclusivas e acompanhar suas entregas.

Fonte: www.techtudo.com.br/noticias/2021/09/celular-10-dicas-super-uteis-para-cuidar-bem-do-seu-smartphone.ghtml