Aplicativos de lettering digital: cinco opções para aprender caligrafia

É possível fazer lettering digital com apps para Android e iPhone (iOS) que permitem desenhar letras criativas e criar artes digitais com fontes de caligrafia. As opções oferecem uma variedade de pincéis, cores e ferramentas para realizar os desenhos no celular. Também é possível usar os aplicativos para adicionar citações em imagens de fundo e fazer exercícios para treinar a caligrafia. Confira na lista a seguir, cinco apps de lettering digital para iniciantes e profissionais.

LEIA: App deixa fazer figurinha 'com a sua cara'; veja opções

1 de 6 Do iniciante ao profissional: conheça cinco aplicativos para fazer lettering digital — Foto: Marcela Franco/TechTudo

Do iniciante ao profissional: conheça cinco aplicativos para fazer lettering digital — Foto: Marcela Franco/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O aplicativo Texto Na Foto para Android oferece fontes personalizadas, ornamentos e adesivos que remetem ao lettering digital. Os recursos de edição podem ser usados para modificar imagens da galeria do celular ou do acervo do próprio app com decorações e caligrafias. O aplicativo traz diversas ferramentas para auxiliar na edição da foto, como filtros, pincéis, cores, tesoura, formas e muito mais.

Embora tenha muitos recursos, o Texto na Foto é intuitivo e não tem muito segredo para criar lettering digital. As ferramentas ficam dispostas na parte inferior da tela e, para usá-las, basta pressionar os ícones e selecionar as opções que deseja aplicar na imagem.

2 de 6 Aplicativo Texto na foto traz centenas de fontes para criar imagens com fontes de lettering — Foto: Reprodução/Marcela Franco

Aplicativo Texto na foto traz centenas de fontes para criar imagens com fontes de lettering — Foto: Reprodução/Marcela Franco

O Autodesk Sketchbook é um aplicativo para Android e iPhone ideal para desenhar e fazer esboços. O caderno virtual conta com diversas ferramentas de desenhos, como cem tipos de pincéis (do básico aos mais avançados), réguas, conta-gotas, preenchimento e simetria. O Autodesk Sketchbook ainda possui o recurso de camadas, função útil para contornar letras e desenhos. É possível importar fotos de lettering e diminuir a opacidade de uma camada para delinear os elementos, o que pode ajudar iniciantes a criarem artes digitais.

Outra dica é fazer uma caneta eletrônica caseira para facilitar o desenho das letras. Para isso, você precisará de uma caneta esferográfica, cotonete, alumínio e durex. Após reunir os materiais, retire o tubo de tinta e coloque o cotonete dentro do corpo do marcador. Comece enrolando o tubo da caneta com o papel alumínio a partir do algodão. Passe uma fita adesiva para não deixar o material escorregar. Em alguns aparelhos, é preciso umedecer a ponta do cotonete para funcionar. Canetas Touch também estão disponíveis no varejo online a partir de R$ 59,99.

3 de 6 Autodesk SketchBook é um app completo para fazer lettering — Foto: Reprodução/Marcela Franco

Autodesk SketchBook é um app completo para fazer lettering — Foto: Reprodução/Marcela Franco

Phonto é um editor de imagens que reúne 200 fontes de diferentes formatos, entre elas brush lettering, handmade e letras com curvas delicadas. O aplicativo permite adicionar imagens de fundos, mudar a cor da fonte e tamanho dos elementos, e instalar letras baixadas na web.

As ferramentas aparecem na parte central da imagem, após o usuário adicionar o texto na arte. A opção "Style" traz várias possibilidades para estilizar as fontes, como misturar cores e espaçar as letras. O aplicativo Phonto está disponível para Android e iPhone.

4 de 6 Faça lettering digital com o app Phonto — Foto: Reprodução/Marcela Franco

Faça lettering digital com o app Phonto — Foto: Reprodução/Marcela Franco

Aplicativo de letras: 5 opções para usar fontes diferentes no celular Frases de mar: cinco aplicativos com legendas para foto na praia

O Adobe Photoshop Sketch traz a mesma proposta do Autodesk Sketchbook: ser um caderno virtual para desenhos. O aplicativo disponibiliza 11 ferramentas de configurações para ajustar cor, opacidade e tamanho. Além disso, o app possui formas de elementos de curvas francesas, no estilo de artes lettering, pincéis, tintas e camadas.

O Adobe Photoshop Sketch ainda permite exportar os arquivos para o Photoshop e Illustrator. Para ter acesso ao app para Android e iPhone, é necessário antes se cadastrar na plataforma.

5 de 6 Adobe Sketch é um app de caderno virtual para desenhos e esboços — Foto: Reprodução/Marcela Franco

Adobe Sketch é um app de caderno virtual para desenhos e esboços — Foto: Reprodução/Marcela Franco

Disponível para Android, Lazy Dog é um aplicativo de exercícios de caligrafia que ensina como fazer lettering digital. O app conta com várias tarefas, é possível praticar letras do alfabeto, palavras ou frases customizadas em itálico, blackletter, cursivas básicas, comic, entre outras opções de formatos de caligrafia do estilo de lettering.

O aplicativo exibe instruções para desenhar as letras nas fases iniciais, mas, conforme o usuário completa as lições, ele deve desenhá-las sem acompanhar o contorno.

6 de 6 App Lazy Dog reúne lições de caligrafias para usuário aprender a desenhar letras — Foto: Reprodução/Marcela Franco

App Lazy Dog reúne lições de caligrafias para usuário aprender a desenhar letras — Foto: Reprodução/Marcela Franco

Não consigo alterar a cor da letra em apps; o que fazer? Descubra no Fórum do TechTudo.

Como escrever com emojis e enviar pelo WhatsApp
Como escrever com emojis e enviar pelo WhatsApp

Como escrever com emojis e enviar pelo WhatsApp

Fonte: www.techtudo.com.br/listas/2021/04/aplicativos-de-lettering-digital-cinco-opcoes-para-aprender-caligrafia.ghtml