“Não sugere qualquer risco”, esclarece Corpo de Bombeiros sobre tsunami no Maranhão

Nessa segunda-feira (20), o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) divulgou uma nota por meio de seu perfil oficial no Instagram, esclarecendo que o cenário atual do vulcão Cumbre Vieja, localizado na ilha de Las Palmas, “não sugere qualquer risco para a produção de um possível tsunami, tampouco com possibilidades de atingir a costa do Brasil”.

Leia também:

Vulcão das Ilhas Canárias entra em erupção

Vulcão nas Ilhas Canárias poderia provocar tsunami no Brasil

Ilhas Canárias: lava de vulcão continua a se aproximar da água

Erupção de vulcão em ilha de La Palma provoca fugas e destrói casas

Ainda segundo a nota, a atividade vulcânica, que iniciou no domingo (19), levou a classificação do nível de alerta para vermelho em relação às cidades mais próximas da ilha de Las Palmas e, consequentemente, foi dada ordem para o início de medidas preventivas de evacuação.

Por fim, a nota informa que a Defesa Civil Estadual e o Corpo de Bombeiros têm tomado todas as providências de monitoramento e continuará em contato com órgãos oficiais, observando qualquer alteração significativa na intensidade da erupção do referido vulcão e suas possíveis consequências.

Leia a nota na íntegra:

Nota Informativa n° 02 – Atividade do vulcão Cumbre Vieja – 19/09/2021

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), por meio da Defesa Civil Estadual, comunica que de acordo com nota divulgada no dia 19 de setembro no portal de notícias do Governo, o Comitê Científico do Plano Especial de Proteção Civil e Atenção às Emergências de Risco Vulcânico (Pevolca) informou que no dia 19/09, o vulcão Cumbre Vieja, localizado na ilha de Las Palmas, entrou em erupção. A atividade vulcânica levou a classificação do nível de alerta para vermelho em relação as cidades mais próximas e a conseqüente ordem para o início de medidas preventivas de evacuação. Ainda assim, o CBMMA esclarece que o cenário atual não sugere qualquer risco para a produção de um possível tsunami, tampouco com possibilidades de atingir a costa do Brasil.

A Defesa Civil Estadual e o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão têm tomado todas as providências de monitoramento e continuará em contato com órgãos oficiais, observando quaIquer alteração significativa na intensidade da erupção do referido vulcão e suas possíveis consequências .

Fonte: oimparcial.com.br/noticias/2021/09/nao-sugere-qualquer-risco-esclarece-corpo-de-bombeiros-sobre-tsunami-no-maranhao