Confira as regras sanitárias para o funcionamento de cinemas e teatros no Maranhão

A Casa Civil do Governo do Maranhão publicou Portaria que definiu as regras sanitárias para o retorno do funcionamento dos cinemas e teatros. As normas visam refrear a disseminação do coronavírus.

A determinação vale para todo o estado, mas os prefeitos podem editar regras de acordo com a realidade do município.

Cinemas e teatros

Os cinemas e teatros podem funcionar desde que estejam adequados as novas regras e as anteriores. Entre as regras estão:

Além disso, a ocupação do espaço não pode ultrapassar a metade da capacidade habitual. Exemplo: Um ambiente que comporta 200 pessoas, só pode operar com no máximo 100 a cada sessão.

Assentos

Entre dois assentos ocupados deve haver pelo menos um assento desocupado. Além disso, as fileiras que serão ocupadas deverão ser alternadas.  Além disso, não pode haver aglomerações nem dentro e nem fora, nas filas e deve haver distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas. 

Elevadores só devem ser usados por pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção. 

Limpeza dos locais

Os locais deverão ser limpos constantemente e as lixeiras deverão ser acionadas por pedal. As salas de exibição deverão ser higienizadas antes da entrada do público e deve haver um intervalo entre as sessões para dar tempo de fazer limpeza.

Essas regras também são válidas para as bombonieres e para as bilheterias. Os clientes poderão consumir alimentos na sala de exibição. 

Confira a Portaria na íntegra.

 

Fonte: oimparcial.com.br/cidades/2020/10/confira-as-regras-sanitarias-para-o-funcionamento-de-cinemas-e-teatros-no-maranhao

Coronavírus em Tempo Real