Chuva deste sábado é anúncio da chegada do Réveillon Hidrológico e fim da seca

A chuva da manhã deste sábado (05) em São Luís, que deixou a cidade sob céu nublado durante por parte do dia, marca, segundo meteorologistas,  o início do período de chuvas, que vai de outubro a março, em boa parte do Brasil e determina também o fim da fase de seca (abril a setembro). O período é também conhecido como Réveillon Hidrológico e define a virada do ano para a temporada de precipitações.

Para este domingo, o Clima Tempo, prevê um dia parecido com sábado, isto é, sol e aumento de nuvens pela manhã, pancadas de chuva à tarde e à noite.

O Réveillon Hidrológico reforça a todos a importância da água e de seu uso consciente, pois é neste período que os reservatórios que abastecem as cidades recuperam sua capacidade de garantir água no período de estio.

Segundo o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Marcelo Schneider, agora é uma época de transição, começando um período mais chuvoso com pancadas de chuvas isoladas. “Outubro marca o período que, junto ao calor, tem a umidade que vem da Amazônia, mas o auge do período se dá em dezembro e janeiro”.

Ele explica que as chuvas do início do ano ajudaram os reservatórios de São Paulo. “Entre o ano passado e este melhorou um pouco [o volume nos reservatórios] porque teve alguns meses, principalmente entre o verão e o outono, que foram mais chuvosos e recuperou em parte esse déficit hídrico grande, principalmente entre 2014 e 2015. Em parte, essa chuva dos últimos meses recuperou um pouco, então podemos dizer que temos uma situação razoável para o início da estação chuvosa”.

Schneider conta que a tendência para a primavera, entre os meses de outubro, novembro e começo de dezembro, é o sul do país com mais chuvas. “Não teremos nenhum fenômeno controlando como El Niño ou La Niña.

Do centro para o sul entre São Paulo e Mato Grosso do Sul a chuva deve ficar um pouco acima da média e teremos uma primavera chuvosa. Outras áreas pontuais como Norte de Minas Gerais, parte de Goiás e entre o Norte da Bahia e Sul do Piauí e interior de Pernambuco podem ter chuva abaixo do normal”, revela o meteorologista.

(Com informações da Agência Brasil)

Fonte: maranhaohoje.com/chuva-deste-sabado-anuncia-chegada-do-reveillon-hidrologico-e-o-fim-do-periodo-de-seca