Rosto coberto, cassetete e abordagem violenta: quem são os Scorpions, grupo da polícia acusado de matar Tyre Nichols
Conhecidos por violência, unidade policial de Memphis, nos Estados Unidos, foi dissolvida depois do ocorrido. Vídeo mostra o jovem negro Tyre Nichols sendo espancado por policiais nos EUA dias antes de morrer
No dia 7 de janeiro deste ano, Tyre Nichols, um fotógrafo amador de 29 anos, foi brutalmente retirado de seu carro e espancado por policiais na cidade de Memphis, nos Estados Unidos. Após a agressão, o americano foi levado para o hospital mas não resistiu aos ferimentos e morreu três dias depois.
Sua abordagem e morte foram atribuídas a um grupo especial da polícia da cidade, conhecido como “Scorpions”, que pode ser traduzido como “Escorpiões”. Usando carrões para patrulhar a cidade, essa unidade policial ficou conhecida nas regiões mais pobres de Memphis por conta de sua violência contra a comunidade.
Manifestantes em Nova York participam do segundo dia de protestos pela morte de Tyre Nichols, em 28 de janeiro de 2023
REUTERS/Jeenah Moon
O jornal americano “The New York Times” fez uma série de entrevistas nas quais cidadãos da região contam suas experiências com o grupo especial. Na sua maioria negros periférios, os entrevistados falam sobre as agressões a que foram submetidos.
“A polícia anda por aí como cães de caça”, disse Lareta Johnson Ray, cujos familiares tiveram um encontro violento com os policiais da unidade .
Tyre Nichols morreu num hospital três dias após ser espacado por policiais
Facebook/Deandre Nichols via Reuters
O alvo dos Scorpions, na sua maioria, são homens e mulheres negros. A reportagem do jornal falou com 150 pessoas e, analisando dados, percebeu que 90% dos presos pelos Scorpions são negros, uma proporção muito maior do que a de negros na cidade (cerca de 65% dos habitantes).
As intervenções desse grupo normalmente são acompanhadas de violência física e moral, contam as testemunhas. Além de cassetetes e balaclavas cobrindo o rosto, os policiais usam também spray de pimenta para “controlar” a situação. Em um vídeo de abordagem pelos “Scorpions” publicado pelo The New York Times, um homem carregava uma lata com bebida e foi jogado no chão e imobilizado brutalmente antes de ser carregado até uma viatura.
Manifestantes em Memphis participam do segundo dia de protestos pela morte de Tyre Nichols, em 28 de janeiro de 2023
REUTERS/Leah Millis
Após diversos protestos pela cidade, a chefe da polícia de Memphis, Cerelyn Davis, anunciou no último sábado do mês (28) que o grupo será dissolvido.
“A unidade do Scorpion foi criada para adicionar visibilidade extra na comunidade e também desenvolver relacionamentos com os membros da comunidade”, disse ela na oportunidade.
Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/02/04/rosto-coberto-cassetete-spray-de-pimenta-e-abordagem-violenta-quem-sao-os-scorpions-grupo-da-policia-acusado-de-matar-tyre-nichols.ghtml