Brasil

Congressista Alexandria Ocasio-Cortez e colegas do partido Democrata dos EUA virão ao Brasil para encontro com ministros de Lula

Estão previstas na semana que vem conversas com Fernando Haddad (Fazenda) e Anielle Franco (Igualdade Racial). Uma delegação de congressistas americanos virá ao Brasil na próxima semana para conversas com ministros do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Faz parte da delegação a congressista Alexandria Ocasio-Cortez, conhecida pela defesa dos direitos dos imigrantes e da democracia.
A ideia dos congressistas norte-americanos é tratar de desafios comuns aos dois países e fortalecer para um novo relacionamento entre os Estados Unidos e a América Latina, tendo a democracia como base.
Além de Ocasio-Cortez, também vêm ao Brasil os deputados Joaquín Castro, Greg Casar, Maxwell Frost, Nydia Velázquez, além de Misty Rebik, chefe de gabinete do senador Bernie Sanders, que integra o Partido União pela Liberdade.
A congressista Alexandria Ocasio-Cortez, do partido Democrata
EPA via BBC
Há previsão de que, entre os ministros que conversarão com o grupo, estarão Anielle Franco, da Igualdade Racial e Fernando Haddad, da Fazenda.
Um encontro com o presidente Lula também está sendo requisitado, mas ainda não foi confirmado.
Além do Brasil, o grupo também fará visitas ao Chile e Colômbia.
Antes de encontro com Biden na casa Branca, Lula recebe Bernie Sanders
América Latina
Alexandria Ocasio-Cortez, conhecida pela sigla AOC, é uma deputada americana de origem porto-riquenha que, em 2018 se tornou a mais jovem mulher eleita para o Congresso dos EUA. Ela tinha 29 anos na época.
. AOC afirmou em um comunicado que “é hora de os EUA reconhecerem sua história de contribuição para a mudança de regime e desestabilização na América Latina”, e que “para redefinir esse relacionamento, devemos assumir a responsabilidade pública total por nosso papel histórico – e demonstrar com nossas ações atuais que não apoiaremos abusos dos direitos humanos.”.
A deputada democrata pediu ao Departamento de Estado dos Estados Unidos para que sejam liberados documentos da inteligência americana relacionados à ditadura militar brasileira.
Ela solicita um relatório do secretário de Estado, Antony Blinken, sobre o envolvimento dos EUA no golpe de 1964 e se tinham conhecimento prévio da possibilidade de os militares tomarem o poder.
A deputada também pede que o eventual documento contenha informações de inteligência entre os anos de 1964 e 1985 sobre o envolvimento dos militares brasileiros em assassinatos, torturas, desaparecimentos e prisões arbitrárias, bem como sobre a morte de indígenas por violência direta ou negligência. O relatório deve incluir ainda uma análise da parceria militar entre os EUA e o Brasil durante a ditadura, abordando detalhes sobre treinamento, logística e transferência de armas.
Deputados pediram extradição de Bolsonaro dos EUA
AOC e o deputado Joaquín também foram alguns dos parlamentares que pediram a extradição de Bolsonaro após os ataques do dia 8 de janeiro em Brasília
Para os políticos, o ex-presidente do Brasil um dos responsáveis pelos atos terroristas que aconteceram na capital federal. Bolsonaro estava em Orlando, na Flórida, no dia dos ataques antidemocráticos. Ele chegou aos Estados Unidos em 31 de dezembro, véspera de deixar o governo.
O pedido de extradição não avançou e o ex-presidente voltou ao Brasil no dia 30 de março.
Na ocasião dos ataques antidemocráticos no Brasil, os congressistas publicaram declarações em suas redes sociais:
Joaquin Castro disse que terroristas domésticos e fascistas não podem usar a cartilha de Trump para minar a democracia”.
“Bolsonaro não deve se refugiar na Flórida, onde está se escondendo da responsabilidade por seus crimes”, afirmou.
Alexandria Ocasio-Cortez lembrou os ataques ao Capitólio, nos EUA:
“Quase dois anos depois que o Capitólio dos EUA foi atacado por fascistas, vemos movimentos fascistas no exterior tentando fazer o mesmo no Brasil. Devemos ser solidários com o governo democraticamente eleito de Lula”, escreveu.

Fonte: https://g1.globo.com/politica/noticia/2023/08/11/congressista-alexandria-ocasio-cortez-e-colegas-do-partido-democrata-dos-eua-virao-ao-brasil-para-encontro-com-ministros-de-lula.ghtml