6 milhões de residências afetadas por apagão na Argentina, diz jornal
Usina nuclear Atucha I teve problemas após incêndio em linha de transmissão. Autoridade estimam que eletricidade será reestabelecida em 48 horas. Uma grande parte da Argentina, incluindo da região metropolitana de Buenos Aires (Amba), ficou sem eletricidade na tarde desta quarta-feira (1º) quando a usina nuclear Atucha I teve problemas. O corte de energia ocorreu por volta das 16h (horário local), durante uma onda de calor, e atinge 20 milhões de pessoas.
De acordo com o jornal “La Nación”, cerca de 40% da demanda total de eletricidade do país não está sendo atendida — ou seja, mais de 6 milhões de residências, de um total de 15,8 milhões, estão sem energia.
As autoridades afirmam que o problema ocorreu devido a um incêndio na linha de transmissão de 500 kV entre Campana e General Rodríguez. Além de afetarem a usina nuclear, as chamas desencadearam problemas que resultaram em várias falhas registradas no sistema interligado do país.
“As causas das falhas originais no sistema interligado serão investigadas pelo ministério da Energia. O trabalho está sendo feito rapidamente para resolver esse problema”, disseram as distribuidoras de eletricidade em declaração.
A Cammesa, empresa responsável pelo sistema elétrico argentino, afirmou em comunicado que, no momento do corte, o termômetro marcava 35°C e a potência requisitada do sistema era de 26.570 MW.
“Neste momento, [a potência está] 10.000 MW abaixo da demanda do país. Apagão muito grande em todo o território nacional, com 40% da demanda sem serviço de eletricidade”, explicou o economista Julián Rojo ao “La Nación”.
Os responsáveis pela rede elétrica da Argentina estimam que o serviço da Atucha I voltará a normalidade dentro de 48 horas.
Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/03/01/6-milhoes-de-residencias-afetadas-por-apagao-na-argentina.ghtml