Árvore plantada por Trump e Macron como sinal de amizade morreu

O carvalho plantado pelo presidente americano Donald Trump e seu colega francês Emmanuel Macron no jardim da Casa Branca no ano passado não sobreviveu, segundo uma fonte diplomática.

A árvore foi dada a Trump por Macron durante uma visita de Estado a Washington em 2018. Em um gesto de amizade, os dois presidentes plantaram o carvalho diante de suas esposas e de fotógrafos.

O presente do líder francês foi simbólico: a árvore era procedente de uma floresta do norte da França onde 2.000 soldados americanos morreram durante a I Guerra Mundial.

Mas poucos dias depois da cerimônia de plantio, não havia sinais da árvore, que foi colocada em quarentena.

“É uma quarentena obrigatória para qualquer organismo vivo importado aos Estados Unidos“, anunciou ocasião Gerard Araud, embaixador francês nos Estados Unidos.

A árvore, contudo, morreu na quarentena e nunca voltou ao local planejado, informou uma fonte diplomática.

A relação entre França e Estados Unidos enfrenta um desgaste nos últimos meses. Os chefes de Estado vêm descordando em uma série de questões, como o acordo nuclear com o Irã e comércio internacional.

Trump também critica Macron por sua proposta de criação de um Exército europeu e a França e outras nações da União Europeia por seu papel na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

(Com AFP)

Fonte: veja.abril.com.br/mundo/arvore-plantada-por-trump-e-macron-como-sinal-de-amizade-morreu