Naufrágio de navio nas Filipinas deixa 4.386 pessoas mortas

O navio Dona Paz foi construído por Japão, que afundou após colidir com o petroleiro Vector em 20 de dezembro de 1987

Engana-se quem pensa que o naufrágio do navio Titanic, em que morreram 1.496 pessoas foi o maior da história. Não foi. Em 20 de dezembro de 1987, após colidir com o petroleiro MT Vector edepois afundar, o navio felipino Dona Paz, deixou o saldo monumental de 4.386 mortos, mais do que o dobro do Titanic, tornando-se, deste modo, o maior acidente da história do mundo em número de vítimas fatais.

O navio viajava da Ilha de Leyte para Manila, capital das Filipinas e estava completamente lotado. Sua capacidade real era para 608 passageiros, mas estava com cerca de 4.400 na hora do acidente. Somente 25 pessoas foram salvas. Havia mais de 2 mil pessoas que não constavam da lista oficial de viajantes. As investigações concluíram que a culpa pelo trágico acidente foi da empresa Vector, do petroleiro, que foi considerada incapaz de navegar e operava sem licença.

O navio Dona Paz foi construído por Japão, que afundou após colidir com o petroleiro Vector em 20 de dezembro de 1987. Construído por Onomichi Zosen de Hiroshima, Japão, o navio foi lançado em 25 de abril de 1963 como o Himeyuri Maru, com capacidade para 608 passageiros. Em outubro de 1975, o Himeyuri Maru foi comprado pela Sulpício Lines e rebatizado como Don Sulpício. Após um incêndio a bordo em junho de 1979, o navio foi reformado e rebatizado de Doña Paz.

Enquanto a maioria dos passageiros dormia, Doña Paz colidiu com o MT Vector, um pequeno petroleiro a caminho de Bataan para Masbate. Vector transportava 1 050 000 litros ou 1 041 toneladas métricas de gasolina e outros produtos de petróleo. Após a colisão, a carga de Vector pegou fogo e causou um incêndio no navio que se espalhou para Doña Paz. Os sobreviventes se lembraram de ter percebido o acidente e uma explosão, causando pânico na embarcação. Os sobreviventes foram forçados a pular do navio e nadar entre corpos carbonizados em águas em chamas ao redor do navio, alguns usando malas como dispositivos de flutuação improvisados.

Doña Paz afundou em duas horas após a colisão, enquanto Vector afundou em quatro horas. Ambos os navios afundaram em cerca de 545 metros de água no estreito de Tablas infestado de tubarões.