Artigos

Dia do Consumidor: como aproveitar as oportunidades da data

Foto acima: Freepik

Especialista em estratégias de negócios dá dicas para  vender mais e conquistar novos clientes com ações relacionadas à data
Roberto Vilela/Foto: Daniel Zimmermann

Comemorado em 15 de março, o Dia do Consumidor é uma das datas mais importantes para o comércio. Ela  já é considerada por alguns como uma Black Friday de início de ano e as expectativas de vendas são altas para 2023, principalmente após os bons números registrados no ano passado. Só de vendas on-line o faturamento foi de R$ 722 milhões, 22% a mais que em 2021, segundo dados da Neotrust, empresa de monitoramento do e-commerce brasileiro. A data é bastante aguardada pelos consumidores, que esperam poder comprar com promoções e condições diferenciadas – e acaba sendo também uma oportunidade de conquistar novos clientes e aumentar o faturamento, conforme destaca o consultor empresarial e estrategista de negócios, Roberto Vilela. “Em momentos como esse, as pessoas estão atentas às oportunidades de compra e o vendedor precisa estar preparado para se destacar em meio a concorrência e chamar a atenção desse cliente para o produto ou serviço que ele oferece”, avalia.

De acordo com o especialista, a preparação faz toda a diferença para aproveitar  a data da melhor forma. “Mais que vender é importante fidelizar e para isso é preciso oferecer um bom produto e um bom  atendimento, o que envolve saber ouvir e passar as informações que o cliente precisa de forma clara e honesta. O relacionamento empresa/vendedor e consumidor  é construído com base na confiança que é passada desde o primeiro momento”, afirma o especialista.

Descontos fictícios, informações erradas e falta de preparo dos vendedores não ajudam a começar um bom relacionamento.

Planejamento e criatividade

O planejamento também é essencial para datas sazonais, desde o estoque, até as promoções e as ações de divulgação. Não dá para deixar nada para a última hora. “O lojista que quer aproveitar o Dia do Consumidor e sabe como fazer, já planejou há tempo seu estoque para garantir que não falte e nem sobre produtos. Ele também fez as contas para saber aplicar os descontos sem sair no prejuízo e, com certeza, apostou em ações de divulgação assertivas para o público que quer alcançar”.

A concorrência tende a ser maior nesses períodos, o que faz com que o esforço para atrair o cliente aumente. A divulgação e as promoções especiais para o Dia do Consumidor iniciam bem antes e é preciso pensar na forma de comunicar aos clientes, desde os canais de divulgação até a decoração do espaço, quando for físico. “É preciso pensar em campanhas criativas e assertivas para chegar ao público-alvo, em todos os meios disponíveis e possíveis. A internet e as redes sociais democratizaram bastante essa questão e se tornaram aliados eficientes de quem quer encontrar clientes através delas”, afirma o especialista.

Sobre o especialista

Roberto Vilela é mentor e estrategista de negócios, com atuação nas áreas comercial e de gestão. Atua em todo o Brasil com clientes de médio e grande porte realizando palestras, treinamentos e apoiando na elaboração de táticas empresariais. É autor dos livros Em Busca do Ritmo Perfeito, em que traça um paralelo entre as lições do universo das corridas para a rotina de trabalho, e Caçador de Negócios, com dicas para performances de excelência profissional. Produz ainda séries de podcasts sobre estes assuntos, disponíveis nas plataformas Spotify e Itunes. No Instagram, o profissional também traz dicas, insights, bate-papo com gestores e outros conteúdos relacionados a gestão, liderança e performance. E-books, artigos, áudios e vídeos disponíveis em www.orobertovilela.com.br.